Além do broche do Sistema Único de Saúde (SUS), outro adorno do número 2 do Ministério da Saúde, Elcio Franco, chamou atenção. Durante a entrevista coletiva do último dia 25 de maio, o segundo no comando do órgão usava um broche de uma faca cravada em uma caveira.

O uso do objeto na lapela foi notado primeiramente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Apesar do objeto ser reconhecido nacionalmente após o filme “Tropa de Elite” (José Padilha – 2006) ligado à morte, o significado da “figura” remete aos soldados britânicos na Segunda Guerra Mundial.

Broche do Comando de Operações Especiais, ao lado do símbolo do Ministério da Saúde, na lapela de Elcio Franco em entrevista coletiva no dia 25 de maio (Crédito: Júlio Nascimento/ Presidência da República)

Vale lembrar que Franco é coronel de Forças Especiais do Exército, na qual foi à reserva no último ano. No Ministério da Saúde, ele foi cotado para cargo pelo trabalho com refugiados venezuelanos em Boa Vista, em Roraima, enquanto era secretário estadual da pasta.

Com isso, o Exército Brasileiro também usa o símbolo como vitória ou conquista sobre a morte. No entanto, a imagem que ficou mais conhecida foi o símbolo da faca na caveira do Bope (Batalhões de Operações Especiais) do Rio de Janeiro.