Geral

Segundo IBGE, mais de 5,7 milhões de brasileiros não têm acesso a banheiro

Crédito: Reprodução/Pixabay

De acordo com o estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25), cerca de 2,8% da população brasileira (5,7 milhões) não têm acesso a um banheiro exclusivo ou utilizam de um buraco.

Quase todas as moradias que não contam com o cômodo estão situadas nas regiões Nordeste e Norte. Para 6,8% da população, a residência onde moram tem banheiro para uso exclusivo e outros 0,4% compartilham o local com um ou mais lares.

Além da falta de banheiro, a população brasileira também sofre com a falta de uma moradia plenamente adequada. A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) indicou que quase um quarto (23,5%) das pessoas no Brasil não tem lares adequados. A área urbana reúne 15,7% da população nessas condições, enquanto 7,8% estão na área rural.

Segundo o estudo, 91,4% das pessoas no Brasil residem em domicílios com paredes externas com material predominante de alvenaria, taipa com revestimento ou madeira apropriada para construção. Enquanto os lares com piso predominante de cerâmica, lajota ou pedra; ou madeira apropriada, abrigam 82,6% dos residentes no Brasil.

Apenas 30,6% da população brasileira têm telhado com laje de concreto ou madeira apropriada, que dão mais segurança a residência. 29,3% dessas pessoas são da área urbana, enquanto 1,2% são da área rural.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

A região sudeste conta com a  maior proporção de pessoas vivendo em domicílios com a melhor condição de cobertura (48,8%). Nos outros lugares, o tipo de telhado predominante para a maioria da população é a telha sem laje de concreto ou somente com a laje. Essa característica se acentua entre as famílias do Norte (84,6%) e no Nordeste (83,5%).

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

IBGE