Você conhece o movimento Segunda Sem Carne? Ele existe em mais de 40 países, e tem como intuito reduzir os impactos do consumo de produtos de origem animal no planeta.

+ Saiba como congelar bananas para evitar desperdício

+ 14 lanches da tarde saudáveis e fáceis de fazer

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), deixar os produtos de origem animal fora do cardápio por um dia pode economizar até 14 quilos de dióxido de carbono e 3,4 mil litros de água. Para aproveitar o dia, que tal aprender a preparar uma versão diferente de nhoque para aderir ao movimento e aumentar seu repertório? Nela, o ingrediente principal é a banana verde e o molho não leva carne. As informações são da “Women’s Health”.

Nhoque de banana verde com molho de tomate

Ingredientes

• 18 bananas nanicas verdes
• 1 batata grande
• 5 xícaras de chá de queijo parmesão ralado
• 2 xícaras de farinha de trigo (250 g)
• Sal e pimenta a gosto
• 1 colher de sopa de manjericão fresco picado (ou manjericão desidratado)
• 1 molho de tomate

Modo de preparo

Cozinhe, com casca, as bananas e a batata por cerca de 30 minutos ou até ficarem macias. Descasque-as e, ainda quentes, passe-as pelo espremedor. Coloque sal, pimenta do reino e manjericão e reserve até esfriar.

Quando a massa estiver fria, misture bem com a farinha e faça rolinhos (compridos e na espessura de aproximadamente um dedo) e corte em pedaços de 1,5 cm (se achar necessário, polvilhe a mesa ou espaço em que irá fazer os rolinhos com um pouco de farinha).

Ferva 4 l de água e cozinhe os nhoques até eles subirem à superfície. Retire com a escumadeira, escorra bem e coloque em uma travessa.

Tempere o molho de tomate a gosto e adicione-o, já aquecido, aos nhoques. Polvilhe com o parmesão ralado.