Secretário-geral da ONU condena ‘acelerada’ deterioração humanitária em Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou nesta segunda-feira (21) a “acelerada deterioração das condições humanitárias” em Gaza após mais de 21 meses da guerra de Israel contra o Hamas.

“As últimas linhas de vida que mantêm as pessoas vivas estão entrando em colapso”, alertou o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, em um comunicado, referindo-se aos meios de subsistência no território palestino.

Segundo ele, o chefe da ONU “lamenta os crescentes relatos de crianças e adultos que sofrem de desnutrição”, acrescentou.

Cerca de 20 países também pediram, nesta segunda-feira, o fim imediato da guerra, denunciando “a rejeição do governo israelense em fornecer assistência humanitária essencial à população civil”, enquanto o Exército de Israel expande suas operações para a cidade central de Deir el Balah em Gaza.

“O secretário-geral sinaliza que a intensificação das hostilidades nos últimos dias ocorre enquanto o sistema humanitário é prejudicado, minado e colocado em risco”, afirmou Dujarric.

Segundo Guterres, “uma nova ordem de retirada em partes de Deir el Balah empurra a população a condições mais desesperadas e um maior deslocamento, e restringe a capacidade das Nações Unidos de entregar ajuda vital”.

abd/bgs/mlm/ad/db/yr/aa