O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse estar menos preocupado com inflação do que com o crescimento econômico em um fórum organizado pelo site especializado em política americana Politico.com.

“Embora respeitemos a independência do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), estamos preocupados com o crescimento econômico. Estamos fazendo tudo o que podemos – seja a reforma tributária, o alívio regulatório ou o comércio – para criar o crescimento econômico. E estamos menos preocupados com a inflação neste momento”, disse Mnuchin.

O secretário do Tesouro disse que o governo do presidente Donald Trump está “muito satisfeito com o ponto em que estamos” na reforma tributária. Ele afirmou que o objetivo é que os ricos não tenham uma redução de imposto de renda e que se a taxa de imposto de renda for reduzida, será compensada por deduções.

Apesar de Trump desejar um acordo bipartidário para a aprovação da reforma tributária, o secretário disse que o Partido Republicano pode usar da “reconciliação” – que utiliza apenas a maioria simples (51 senadores) – para a aprovação de uma matéria.

Em relação ao programa que protege jovens imigrantes da deportação (Daca, na sigla em inglês), Mnuchin comentou que não houve um acordo entre o presidente e os líderes democratas no Congresso sobre o assunto, mas houve uma conversa. Para ele, Trump é “simpatizante” com os jovens, mas a segurança nas fronteiras é prioridade e será o “componente principal” de qualquer acordo envolvendo o Daca.

Mnuchin disse que gostou de trabalhar com a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e que tem muito respeito por ela. De acordo com o secretário, há grandes candidatos potenciais para a presidência do Fed, com ele ressaltando que o governo respeita a independência da instituição.

Nesta quinta-feira, Trump disse que tem total confiança em Mnuchin. A atitude do republicano vem após uma reportagem mostrar que o uso de aviões do governo por Mnuchin está sendo investigado pelo inspetor geral do Departamento do Tesouro. O secretário teria usado um avião do governo para uma viagem d elua de mel para a Europa no mês passado.

O Departamento do Tesouro disse que Mnuchin estava preocupado em garantir que tivesse comunicações seguras. Trump disse a repórteres que tinha “confiança total” no secretário. “Eu o conheço há muito tempo. Ele é um homem muito honrado”, afirmou.