WASHINGTON, 13 OUT (ANSA) – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, mostrou otimismo para que o encontro entre os presidentes dos EUA e da China, Donald Trump e Xi Jinping, respectivamente, aconteça em Seul, na Coreia do Sul, no fim de outubro.
Em uma entrevista à Fox Business Network, o político americano afirmou que o republicano “ainda está no caminho certo” para se reunir com o líder chinês.
“Aliviamos substancialmente as tensões e Trump disse que as tarifas não entrarão em vigor antes de 1º de novembro. Acredito que a reunião ainda ocorrerá”, declarou Bessent, acrescentando que Washington e Pequim estão mantendo “contatos” para organizar a reunião bilateral.
A declaração do secretário foi feita poucos dias depois de Trump anunciar que aplicará tarifas adicionais de 100% sobre os produtos da China a partir de novembro.
Na oportunidade, o magnata disse que a medida da China, que endureceu as regras sobre as exportações de terras raras, foi algo “absolutamente inédito no comércio internacional” e uma “vergonha moral nas relações com outras nações”. (ANSA).