WASHINGTON (Reuters) – As sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia não têm relação com um possível acordo nuclear com o Irã, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, neste domingo, após a exigência da Rússia de garantias por escrito de Washington de que suas medidas punitivas não prejudicarão a cooperação com o Irã.
Em entrevista a programa da CBS, Blinken disse que um possível acordo nuclear com o Irã está próximo, mas alertou que “algumas questões muito desafiadoras ainda não foram resolvidas”.
“As sanções que foram postas em prática contra a Rússia não têm nada a ver com o acordo nuclear com o Irã e as perspectivas de voltar a esse acordo”, disse Blinken. “Essas coisas são totalmente diferentes e simplesmente não estão, de forma alguma, ligadas. Então eu acho que isso é irrelevante.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse no sábado que as sanções ocidentais impostas pela guerra na Ucrânia se tornaram um obstáculo para o acordo nuclear com o Irã, alertando que os interesses nacionais russos teriam que ser levados em consideração.
O anúncio da Rússia, que pode torpedear meses de negociações indiretas entre Teerã e Washington em Viena, veio logo depois que o Irã disse concordar com o órgão de vigilância nuclear da ONU para resolver questões pendentes que poderiam ajudar a garantir o pacto nuclear.
(Reportagem por Humeyra Pamuk)
(Por Bernardo Caram)