Em apenas 13 dias de governo, a gestão de Eduardo Paes (DEM) já teve sua primeira baixa. O secretário municipal de Habitação, Fábio Dalmasso Coutinho pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (13). A atitude tomada por Coutinho ocorreu após a divulgação de sua condenação por falsificar um cheque da mãe.

Conforme apuração do jornal Extra,  o substituto deverá ser seu vice de Eduardo Paes, Nilton Caldeira, do PL, que já foi subsecretário de Habitação do governo Crivella e que saiu quando o ex-prefeito rompeu com o partido. Foi o próprio PL quem havia indicado Fábio para o cargo.

Vale lembrar que a recém- criada secretaria de Integridade Pública não identificou a condenação de Coutinho. Uma das premissas para ocupar cargos comissionados é ajustaments não ter condenação em segunda instância.

Os problemas envolvendo Fábio foram identificados pela imprensa antes de serem detectados pela recém-criada secretaria de Integridade Publica, comandada pelo secretario Marcelo Calero. Um dos requesitos para ocupar cargos comissionados é não ter condenação em segunda instância.

Em nota ao Extra., o chefe que comanda a pasta de Integridade, Marcelo Calero alegou que devido ao prazo reduzido da transição (pouco mais de um mês a partir do segundo turno), havia muitos documentos para ser analisados – entre os quais do secretário de Habitação.

“O episódio reforça a importância da sociedade nas acões de integridade”, diz um trecho da nota de Calero.