O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, informou nesta sexta-feira (3) que viajará na próxima semana para o Catar e a Alemanha, a fim de discutir a crise do Afeganistão.
Blinken disse a jornalistas que partirá neste domingo e expressará “profunda gratidão” ao Catar, que foi um ponto estratégico para o transporte aéreo em massa de afegãos pelos Estados Unidos quando os talibãs rapidamente assumiram o controle do país.
O chefe da diplomacia americana contou que depois irá à Alemanha para liderar uma reunião ministerial virtual de 20 países sobre o Afeganistão ao lado do ministro das Relações Exteriores do país europeu, Heiko Maas.
Todos os países “têm interesse em ajudar a realocar e reassentar os afegãos e em responsabilizar os talibãs por seus compromissos”, apontou Blinken. O secretário se referia às promessas do regime talibã de permitir que os afegãos deixem o país mesmo após os Estados Unidos terem encerrado sua missão militar de 20 anos.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, também partirá no domingo para um roteiro que começa no Catar, que serviu de base para a diplomacia com os talibãs. Em seguida, Austin visitará Barein, Kuwait e Arábia Saudita, também aliados militares dos Estados Unidos, informou o Pentágono.