Secretário de Estado americano cancela visita a Alemanha por “temas urgentes”

Secretário de Estado americano cancela visita a Alemanha por "temas urgentes"

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, cancelou nesta terça-feira uma visita a Berlim e uma reunião com a chanceler Angela Merkel devido a “temas urgentes” que devem ser solucionados, anunciou um porta-voz da diplomacia.

“Infelizmente temos que adiar as reuniões previstas para Berlim devido a temas urgentes”, declarou Morgan Ortagus, sem informar se Pompeo mantém a viagem prevista para quarta-feira a Londres.

“Estamos impacientes por voltar a organizar esta importante série de reuniões. O secretário de Estado ficará feliz de viajar em breve a Berlim”, completou o porta-voz.

Contudo, o cancelamento causou mal-estar na Alemanha.

O presidente da comissão parlamentar alemã de assuntos exteriores, Norbert Roettgen, disse que “ainda que as razões do cancelamento sejam inadiáveis, infelizmente, reflete o clima atual na relação entre os dois governos”.

O gabinete de Merkel enviou todas as perguntas sobre as razões do cancelamento para a embaixada dos Estados Unidos em Berlim.

O ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse numa breve declaração que “ambas as partes decidiram encontrar rapidamente uma nova data”. O titular da pasta, Heiko Maas, expressou sua compreensão em relação ao cancelamento.

O jornal Sueddeutsche Zeitung considerou a não realização do encontro de “impertinência”, além de afirmar que “a amizade germano-americana está em ruínas”.

Pompeo, que na segunda-feira fez um discurso agressivo sobre a política de seu país para o Ártico em Rovianemi (Finlândia), deveria se reunir nesta terça-feira com a chanceler alemã e com o ministro das Relações Exteriores Heiko Maas.

Na quarta-feira tem uma reunião prevista com a primeira-ministra britânica, Theresa May, com o objetivo de preparar a visita do presidente Donald Trump a Londres, de 3 a 5 de junho

Mike Pompeo deveria encerrar a viagem diplomática com duas escalas na Groenlândia, onde os crescentes investimentos da China causam preocupação nos Estados Unidos.

Também não foi informado se a última etapa da viagem está mantida.