Secretário americano promete resposta à condenação de Bolsonaro

SÃO PAULO, 15 SET (ANSA) – O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que seu país anunciará nos próximos dias medidas contra o Brasil como forma de resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista Em declarações à Fox News, o político chamou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de “juízes ativistas” que “perseguiram” o ex-mandatário brasileiro. Além disso, Rubio apontou que a Corte buscou punir cidadãos americanos através de sanções “extraterritoriais”.   

“Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar”, disse Rubio.   

Os EUA fizeram recentemente ataques contra a economia e a Justiça brasileiras, que incluíram um tarifaço de 50% contra mercadorias do país sul-americano. Para justificar a medida, o presidente da nação, Donald Trump, usou como principal desculpa uma alegada “caça às bruxas” contra Bolsonaro.   

Na semana passada, Rubio declarou que a condenação de Bolsonaro foi “injusta” e prometeu respostas por parte de Washington. (ANSA).