A Secretaria de Direitos Humanos da cidade de São Paulo demitiu o coordenador de Igualdade Racial, Eneas Santos. O plano é transformar a Coordenadoria – com equipe de 14 pessoas – em um Departamento – com quatro funcionários.

Eneas confirmou a demissão à coluna Direto da Fonte. Quando assumiu o cargo, em outubro, a pauta da igualdade racial já havia deixado de ter uma secretaria própria, com 45 funcionários.

Em nota “A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) informa que passa por uma reestruturação para otimizar as ações e o fluxo de trabalho (externo e interno) visando a melhoria do atendimento à população. Não houve qualquer perda ou diminuição das atribuições de nenhuma coordenação na transição para departamento. Essa foi na prática, uma mudança apenas de nomenclatura. Os atuais departamentos continuam com o mesmo efetivo de funcionários. O  Departamento de Promoção da Igualdade Racial mantém número de servidores exatamente igual ao da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial. Assim como, dentro do quadro de cada departamento, mantêm-se as atribuições de seus servidores. A secretaria reforça o compromisso com a proteção e defesa de todos os outros públicos atendidos.

Exoneração

A exoneração do chefe de departamento, Sr. Eneas Silvas dos Santos, foi realizada para que houvesse a substituição pela Sra. Mayra Belmonte Lanza.O Departamento de Igualdade Racial não ficará sem diretor, tampouco suas atividades serão paralisadas ou interrompidas. Tal atitude foi necessária para que a antiga coordenação – agora, Departamento – possa trabalhar de forma célere, definindo e executando planos que possam vir a beneficiar a população da cidade de São Paulo”.