Valéria Paranaguá, secretária de saúde de Palmas, morreu nesta quinta-feira (18) após passar mais de duas semanas internada em uma UTI com Covid-19. Ela havia sido diagnosticada com a doença no dia 24 de fevereiro e, quatro dias depois, precisou ser transferida para leito de terapia intensiva em um hospital particular da capital.

Segundo a Prefeitura de Palmas, Valéria faleceu às 13h30, após sofrer duas paradas cardiorespiratórias. A vítima tinha 58 anos e era natural de Santa Helena de Goiás.

De acordo com o G1, a mulher estava desde janeiro de 2020 na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), primeiro à frente da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) e, no mês de agosto, foi nomeada secretária da pasta.

A prefeita Cinthia Ribeiro lamentou a morte de Paranaguá. “Valéria dedicou sua vida à saúde pública. Renunciou a muitas oportunidades pessoais em favor do ideal de servir ao próximo, fazendo isso com muita qualidade. Deixa um legado de serviços prestados ao Estado do Tocantins, além do exemplo de coragem e dedicação ao que fez. Nos fez acreditar na grandeza do Sistema Único de Saúde”, afirmou em nota.

Valéria atuou diretamente no combate ao coronavírus e na tomada de decisões relacionadas à pandemia. Desde seu afastamento, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas vem sendo comandada pelo secretário executivo, Durval Júnior.