Geral

Secom usa lema associado ao nazismo para divulgar ações, mas nega relação

Crédito: AFP/Arquivos

Entrada do antigo campo de extermínio nazista em Auschwitz, com seu conhecido lema alemão 'O trabalho liberta', em Oswiecim (Polônia) (Crédito: AFP/Arquivos)


A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República foi alvo de mais uma polêmica. Nas redes sociais, internautas apontaram a semelhança entre uma mensagem publicada pela Secom com uma frase de um slogan nazista.

“Parte da imprensa insiste em virar as costas aos fatos, ao Brasil e aos brasileiros. Mas o governo, por determinação de seu chefe, seguirá trabalhando para salvar vidas e preservar o emprego e a dignidade dos brasileiros. O trabalho, a união e a verdade libertarão o Brasil”, escreveu a Secom no post.

“O trabalho, a união e a verdade libertarão o Brasil”, frase utilizada pela pasta, se assemelha ao lema do nazismo “Arbeit macht frei”, ou “O trabalho liberta”, em tradução livre. A frase era usada pela Alemanha na entrada de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a repercussão negativa do post a Secom e o chefe da pasta, Fabio Wajngarten, negaram que o texto faça referência ao nazismo e repudiaram a associação.

“Repudiamos veementemente qualquer associação desta postagem com quaisquer ideologias totalitárias e genocidas. O Estado Brasileiro sempre foi um grande parceiro da comunidade judaica, bem como do Estado de Israel, como provam os fatos, para além das ilações forçadas e maldosas”, diz a Secom em resposta ao post publicado anteriormente.


+ MS: Homem que revelou amante pouco antes de ser intubado deixa UTI-covid
+ Ratinho critica Dudu Camargo: ‘Só o Silvio gosta dele’



“É impressionante: toda medida do governo é deformada para se encaixar em narrativas. Na campanha, faziam suásticas fakes; agora, se utilizam de analfabetismo funcional para interpretar errado um texto e associar o governo ao nazismo, sendo que eu, chefe da Secom, sou judeu!”, escreveu Fabio Wajngarten no seu perfil oficial no Twitter.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS