Secas e chuvas no Brasil e países produtores podem causar alta da inflação

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Secas e chuvas no Brasil e países produtores podem causar alta da inflação

Secas e chuvas no Brasil e países produtores podem causar alta da inflação

Por Carol Purificação, repórter da Coluna

O País vem enfrentando uma alta nos alimentos que compõem a alimentação básica da população. O aumento acontece devido a elevação nos preços externos em virtude de dificuldades climáticas em países produtores, como o caso de seca enfrentada pela Índia (produtora de arroz).

Outra situação desfavorável foram as recentes chuvas na região Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul é um grande celeiro de arroz e outros cereais e muitas lavouras foram destruídas, o que pode afetar na inflação do semestre.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) posiciona à Coluna que para combater essa situação tem focado em três pilares: oferta de crédito rural, apoio à comercialização dos produtores quando os preços estão abaixo do mínimo e seguro rural contra eventos climáticos que gerem danos à produção.

As políticas conduzidas pelo MAPA visam apoiar os produtores e criadores para garantir produção suficiente às necessidades da população. Em relação ao Plano Safra 2024/25 a pasta afirma que as discussões ainda estão em fase inicial.