O presidente da Securities and Exchange Commission (SEC, na sigla em inglês), Gary Gensler, informou que o órgão regulador está estudando a possibilidade de impor novas restrições aos aplicativos de corretagem. Segundo ele, isso tornaria mais fácil para os investidores negociar ações e outros títulos.

Em depoimento preparado para uma audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, Gensler diz que aplicativos que “gamificam” a negociação – usando gráficos visuais atraentes para recompensar a decisão de um usuário de operar, por exemplo – podem encorajar negociações frequentes que resultam em piores resultados para os investidores.

Ele argumentou que muitas regras de proteção ao investidor foram escritas antes que as negociações mudassem para plataformas online.

A audiência com Gensler ocorrerá nesta quinta-feira, 6. O depoimento foi agendado no início do ano, depois que uma onda especulativa de investidores de varejo impulsionou ações como a da companhia GameStop.