O candidato Sebastião Melo (MDB) foi eleito para o segundo mandato como prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, neste domingo, 27, com 61,53% dos votos válidos. Ele disputava o segundo turno das eleições municipais com Maria do Rosário (PT), que levou 38,47%. Os votos nulos somaram 3,57%, e os brancos, 3,81%.

Com X% das urnas apuradas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou a vitória do concorrente à reeleição Sebastião Melo. A pesquisa Atlasntel, divulgada no dia 22 de outubro, mostrava o atual prefeito na liderança das intenções de voto com 55%, enquanto a deputada federal somou 41,3%. A margem de erro era de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Durante a campanha para o segundo turno, Sebastião e Maria do Rosário enfrentaram o desafio de mobilizar a população para irem votar, pois, durante o primeiro turno, a cidade de Porto Alegre registrou a maior abstenção entre as capitais brasileiras com 31,51% dos eleitores aptos que não foram às urnas.

Quem é Sebastião Melo

O agora prefeito reeleito Sebastião Melo é formado em direito pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e atuou como conselheiro estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção do Rio Grande do Sul e secretário e conselheiro da Caixa de Assistência dos Advogados do estado gaúcho.

Ele entrou na carreira política em 2001, quando se elegeu vereador da capital gaúcha, cargo que ocupou até 2012. De 2013 a 2016, Sebastião atuou como vice-prefeito de Porto Alegre pelo PMDB. Dois anos depois, em 2018, foi eleito deputado estadual.

No pleito de 2020, Melo alcançou o cargo de prefeito, tendo à época como vice Ricardo Gomes.