Evitar a prática de atividades físicas durante a menstruação é uma prática comum entre algumas mulheres, afinal, a queda de serotonina nesse período pode diminuir a energia do corpo. Além disso, as cólicas menstruais e a TPM também afetam os ânimos. Deixar de se exercitar pode aumentar todos esses sintomas, porém, o treino excessivo pode ocasionar outros problemas.

+ Sofre de cólica intensa? Saiba o motivo e como aliviar a dor com suplementos naturais

+ 8 curiosidades sobre os seios que você precisa saber

A fadiga menstrual está relacionada à produção de estrogênio que aumenta durante a primeira metade do ciclo, reduzindo os níveis de serotonina, que pode levar ao desânimo e diminuição dos níveis de energia. Outras causas possíveis são: a diminuição dos níveis de ferro, desejo de alimentos que levam a picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, bem como distúrbios do sono causados ​​por cólicas menstruais e mudanças de humor. Manter a prática de exercícios físicos é uma das melhores opções para liberar endorfina, hormônio do bem-estar e da disposição.

As atividades físicas podem ser mantidas, pois não há nenhuma razão científica para as pausar. Apesar de benéficas, requer atenção especial nesse período, principalmente durante os primeiros dias, quando o fluxo menstrual costuma ser mais intenso. “Para mulheres que apresentam sangramento excessivo devido à menstruação, isso pode causar não apenas baixos níveis de energia, como também tontura e desmaios, além de diminuir a força muscular”, diz Zhang Huipei, médica de família, ao “CNA Lifestyle”.

A especialista indica diminuir a intensidade durante os primeiros dias. Pessoas que praticam exercícios como crossfit, HIIT, spinning ou musculação com pesos com pesados, podem considerar fazer trocas temporárias por ioga ou atividades aeróbicas leves a moderadas, como caminhada rápida ou corrida. Se manter ativa não é uma regra, o mais importante é respeitar os limites de cada corpo e ter moderação.

Para facilitar o ciclo menstrual, vale incluir exercícios suaves de alongamento, como ioga e pilates, antes do início do período, a fim de aliviar os sintomas da TPM. “Mas evite as posturas invertidas da ioga durante a menstruação, porque pode resultar em desmaios e quedas. Não importa o que está realizando, pare quando sentir tontura, falta de ar, dor intensa ou sensação de desmaio. Se esses sintomas não desaparecerem dentro de cinco a 10 minutos, consulte um médico”, alerta Zhang.

Manter a boa alimentação também é fundamental, independente da prática física. A médica indica consumir alimentos ricos em ferro, como carne vermelha e espinafre, para aumentar a produção de hemoglobina.