A Scaffold Education, empresa de plataforma de aprendizagem online para o mercado corporativo, promove parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo(Fatec), em Bauru, no interior de São Paulo (SP). O objetivo é aumentar a empregabilidade dos jovens, principalmente no segmento da Tecnologia da Informação (TI).

“Essa parceria vem para preencher o Gap que temos no mercado de trabalho. O aluno precisa sair da escola com um conhecimento na área da tecnologia. Hoje, nós temos uma lacuna de milhares de empregos nesse setor e sem mão-de-obra especializada. Muitas vezes, as empresas buscam talentos fora do Brasil, mas vamos trabalhar para que esse cenário seja diferente”, disse Sara Hughes, CEO e Fundadora da Scaffold Education.

O projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), trata-se de uma formação de cinco anos que integra Ensino Médio (técnico) e Superior (tecnológico), o aluno ingressa no Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico no curso escolhido e, depois de concluir um ciclo de três anos, pode completar o curso superior tecnológico na mesma área com mais dois anos de estudo. Os processos seletivos são anuais.

O projeto inicia com 40 vagas para alunos do Ensino Médio. A primeira turma inicia neste ano e termina em 2026. A Scaffold fará palestras quinzenais com executivos ligados à empresa e do mercado corporativo, para levar a melhor experiência aos mais jovens. Além disso, a união prima por ajudar o desenvolvimento da cidade de Bauru e região.

“Nós começamos esse projeto e pensamos em expandir a oferta para mais estudantes a longo prazo, pois 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias de transformação digital e pouco mais de 30% dessas empresas estão desenvolvendo uma estratégia para isso. Não podemos deixar de desenvolver os jovens em TI”, pontua João Ariedi, Consultor em Inteligência Digital, da Scaffold Education.

Além disso, Sara aponta a importância de engajar os alunos nesse período pós-covid. “Esse tipo de projeto ajuda a manter a atenção dos estudantes e esses cursos práticos são uma boa alternativa. Há pouco tempo, nós observamos a alta do número da evasão escolar no Ensino Médio, que na época da pandemia aumentou consideravelmente. Os alunos precisam sempre de engajamento. A Scaffold insere os estudantes nas melhores práticas do mercado, tanto nas áreas de tecnologia como na visão do mundo”, disse a CEO.

Olho no Futuro

De acordo com estudos, atualmente, nós temos um déficit de 408 mil postos de trabalho. E a parceria entre Scaffold e Fatec vem com um olhar para melhorar as possibilidades de aumentarmos o número de profissionais na área de Tecnologia da Informação.

“Nós estamos com poucos profissionais em TI. Precisamos abrir as portas para o futuro, nós pensamos em aumentar e expandir o programa para 160 estudantes, em Bauru(SP), nos próximos quatro anos. Vamos acelerar esse processo, pois no fim do programa, o jovem entre 19 e 20 anos de idade, já estará nas suas mãos com o diploma técnico e superior em TI, e pronto para ingressar no mercado de trabalho”, concluiu Sara.