SC: idoso é preso após tirar foto da urna eletrônica durante votação

SC: idoso é preso após tirar foto da urna eletrônica durante votação

Um idoso de 65 anos foi preso em flagrante por tirar foto da urna eletrônica durante a votação, neste domingo, 6, em Joaçaba (SC). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a ocorrência policial ocorreu na 18ª zona eleitoral.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, até às 14h, ao menos 24 pessoas foram flagradas violando ou tentando violar o sigilo do voto. Além de Santa Catarina, houve ocorrências semelhantes no Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Tocantins, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia.

+ Forças policiais prendem 84 eleitores e dez candidatos por crimes eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral destaca que não é permitido entrar na cabine com celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados. Violar ou tentar violar o sigilo do voto é crime punível com detenção de até dois anos.