Geral

SC: Crianças assistem palestras sobre abuso sexual e descobrem que já foram vítimas

SC: Crianças assistem palestras sobre abuso sexual e descobrem que já foram vítimas

Cerca de dois mil estudantes das redes municipal e estadual do estado de Santa Catarina assistiram a palestras sobre abuso sexual. Isso fez parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Depois das atividades nas escolas, oito crianças relataram que descobriram que já foram vítimas. As informações são do O Globo.

O objetivo das palestras era orientar as crianças sobre os limites que desconhecidos e familiares devem respeitar. Depois disso, oito estudantes procuraram o Conselho Tutelar da cidade de Guatambu, na região oeste de Santa Catarina, e contaram ter sofrido algum tipo de abuso.


Essa iniciativa ocorreu uma semana depois que uma menina de 12 anos, em Chapecó (SC), escreveu um bilhete para relatar que era vítima de abuso sexual pelo padrasto.

Conforme o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estado de Santa Catarina teve a quarta maior taxa de estupros contra crianças e adolescentes em 2020.

“É muito importante que a criança entenda e compreenda de que maneira ela pode estar passando ou ter passado por um perigo, exposta a uma situação de perigo”, afirmou a psicóloga Rafaela Piati em entrevista à NSC TV, afiliada da TV Globo.