Mais comum em crianças, a cárie também afeta adultos e prejudica a saúde bucal de diversas formas, podendo levar até mesmo à perda de dentes. Em geral, o surgimento da cárie está atrelado ao excesso de consumo de açúcar, à higiene bucal inadequada e à falta de acompanhamento de um dentista.
“Na prática, a cárie se trata de um dano causado nos dentes por ácidos produzidos pela placa bacteriana”, resume o cirurgião dentista Victor Lima, que faz muito sucesso também nas redes sociais, somando mais de 1 milhão de seguidores.
Além disso, o profissional explica que existem três tipos de cárie. A coronária, a mais comum, ocorre na superfície ou entre os dentes; a radicular ataca a raiz; e a recorrente atinge as restaurações e as coroas já implementadas.
Sintomas
Dr. Victor Lima ressalta que os pacientes devem ficar atentos a diversos sintomas que podem sinalizar a existência de uma cárie, começando pela dor de dente. “A dor não necessariamente indica que há cárie, mas é importante prestar atenção na persistência do problema”, pontua.
Outros sintomas que podem indicar a manifestação de uma cárie são a sensibilidade em um dente específico e a mudança de coloração do dente, diz o cirurgião dentista: “Orifícios ou buracos nos dentes são os principais sintomas de uma cárie”.
Além do mais, o dentista aponta a dor na mastigação como um outro possível sintoma de cárie. “Em caso de qualquer um desses problemas, o melhor a fazer é procurar um dentista o quanto antes. O profissional vai saber avaliar a situação e indicar o melhor tratamento possível”, finaliza Victor Lima.