Sarkozy deve ser preso em cela com chuveiro, geladeira e TV

PARIS, 26 SET (ANSA) – Informações sobre o local e as condições da prisão onde o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy (2007-2012), condenado a cinco anos de reclusão por associação criminosa no caso que apurou um suposto financiamento da Líbia para sua campanha eleitoral em 2007, deve ficar foram divulgadas pela imprensa de Paris nesta sexta-feira (26).   

A expectativa é de que após o dia 13 de outubro, antes mesmo da audiência de apelação, o ex-mandatário conservador seja levado para a prisão parisiense de Santé. Devido ao seu status e à sua idade, que atualmente é 70 anos, Sarkozy será alocado em uma seção da prisão destinada a detentos “vulneráveis”, em uma cela de 9 m².   

“As celas não são nem melhores nem piores do que as outras celas nas diferentes alas da prisão. Lá dentro, você terá seu próprio chuveiro, geladeira e televisão, como os outros detentos. Você não receberá nenhum tratamento especial”, explicou Hugo Vitry, secretário local do sindicato Justiça em Santé, entrevistado pela BFM TV.   

Isoladas do restante dos detentos, as figuras públicas alojadas nesta seção permanecem em suas celas 23 horas por dia, com pelo menos uma hora de ar fresco autorizada.   

Sarkozy foi considerado culpado de associação criminosa por ter permitido que “colaboradores próximos e aliados políticos que agiam em seu nome” se aproximassem de autoridades da Líbia, então governada pelo ditador Muammar Kadafi, para “obter apoio financeiro” para sua campanha à Presidência.   

Os fatos ocorreram entre 2005 e 2007, quando ele era ministro do Interior e líder do extinto partido conservador União do Movimento Popular (UMP). A corte também condenou o ex-presidente a pagar 100 mil euros (R$ 625 mil) de multa, qualificando os crimes como “graves”. (ANSA).