Arqueologia

Sarcófagos misteriosos

Arqueólogos resgatam 27 tumbas intactas no Egito. Achado é um dos mais importantes em 50 anos

Crédito: Divulgação

ESCAVAÇÃO A equipe responsável entrou em um poço de mais de 11 metros: buscas profundas (Crédito: Divulgação)

Divulgação

O Egito não para de surpreender com seus segredos ocultos. Agora, de acordo com o Ministério de Turismo e Antiguidades do País, após recentes escavações, arqueólogos descobriram cerca de 27 sarcófagos lacrados e em bom estado de conservação. Os achados foram identificados na região de Saqqara, 32 km ao sul da cidade do Cairo, capital egípcia, em um poço com mais de 11 metros de profundidade.

Segundo especialistas, as tumbas foram enterradas há mais de 2.500 anos e desde então não foram mais tocadas. A região está sendo estudada há anos. Em abril, especialistas resgataram cinco sarcófagos de calcário e quatro de madeira com a presença de múmias humanas, algo que aguçou a curiosidade das autoridades. Agora, além das tumbas, a região apresentou pequenos artefatos, como estatuetas, colares e representações de entidades, entre outros objetos.

Em comunicado oficial, Khaled El-Enany, ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, disse que a descoberta é uma das mais notáveis do século, a comparando com outra de 2019, quando especialistas egípcios encontraram cerca de 30 sarcófagos no cemitério de Al-Asasif, próximo ao Templo de Hatshepsut, em Luxor. Ele ainda parabenizou a equipe responsável pela conquista, visto que a região das escavações demanda precaução por conta dos riscos de acidentes e, claro, contaminação pela Covid-19.

“A descoberta significa muito para a humanidade e pode ajudar a solucionar vários mistérios sobre o Egito” Diego Amaro, historiador (Crédito:Divulgação)

Para Diego Amaro, coordenador do curso de História no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), em Lorena, os últimos anos têm sido favoráveis para pesquisas e a tendência é continuar assim por conta dos adventos tecnológicos. “Essa descoberta dos 27 sarcófagos significa muito para a humanidade e pode nos apresentar coisas que ainda não sabemos acerca da sociedade egípcia”, afirma. “Tudo que envolve o Egito mexe conosco. Quando pensamos em história lembramos da antiguidade e de seus mistérios”, conta.

 

SEGREDOS OCULTOS

Baseado no sucesso de escavações recentes, o Ministério de Turismo e Antiguidade do Egito informou que realizará novas escavações na região de Saqqara. Potência na antiguidade, o País ainda é sinônimo de incertezas históricas, como o paradeiro da tumba de Cleópatra e a origem das pirâmides. “O cinema reforçou o imaginário popular de que o Egito esconde mistérios milenares, como nos filmes do Indiana Jones. Quantos segredos estão escondidos lá? Ninguém sabe”, reforça Diego Amaro, da Unisal. Até o momento, os arqueólogos não descobriram a quem os 27 sarcófagos estariam ligados.

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar