Coluna: SóNuvem

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

SAP cria programa para estimular migração de clientes para a nuvem

SAP cria programa para estimular migração de clientes para a nuvem

Em mais uma etapa de sua estratégia focada em nuvem, a SAP anunciou nesta terça-feira (30) um programa para estimular seus clientes a migrar aplicações para infraestrutura de cloud. O programa, batizado de Migração e Modernização Rise with SAP, engloba ferramentas, serviços, capacitação e estímulos financeiros para acelerar a migração de aplicações.

O novo programa traz uma experiência digital autoguiada com assistentes digitais e serviços que englobam todas as etapas da migração, desde a para preparação das aplicações on-premises até o lançamento já em ambiente de nuvem.

O programa inclui ainda uma oferta por tempo limitado que pode reduzir em até 50% as despesas da migração e encurtar o tempo de lançamento da nova estrutura. Até o final de 2024, ao migrar para a solução RISE with SAP ou GROW with SAP, os clientes do SAP S/4HANA e do SAP ECC terão acesso a créditos que podem ser aplicados para compensar os custos de manutenção, serviços ou assinatura da nuvem.

Aposta na nuvem

Gigante alemã de software com forte presença em empresas globais, a SAP cresceu durante anos no mundo “pré-nuvem”, no qual empresas mantinham grandes datacenters e instalavam suas aplicações. De alguns anos para cá, porém, a empresa tem ampliado sua oferta de produtos de cloud.

Como já comentado por aqui há alguns meses, a migração de clientes para a nuvem é um ponto central da estratégia global de negócios da companhia. Em setembro de 2023, Cristina Palmaka, presidente da SAP para a América Latina, resumiu para a coluna as razões por trás do movimento. “Os produtos on-premises são seguros e confiáveis. Entretanto, o cenário tecnológico mudou muito, e atualmente esses produtos não têm mais acesso a inovações como ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo. E isso claramente impacta o negócio dessas companhias. Por isso, somos muito enfáticos com todos os clientes no sentido de estimular a migração para a nuvem o quanto antes”, explicou a executiva.