A maioria dos preparativos para a Copa do Mundo da Rússia-2018 está bem encaminhada e não sofre de atrasos, afirmaram nesta terça-feira as autoridades do país, que admitiriam que há contratempos nas obras do estádio de São Petersburgo.

Vencedora de uma licitação organizada às pressas, a empresa Metrostoi garantiu que o estádio estará pronto na data prevista, no dia 26 de dezembro deste ano.

De acordo com o diretor-geral da empresa, Vadim Alxandrov, mais de 1.400 operários trabalham na obra do estádio, situado numa ilha ao oeste de São Petersburgo e em construção desde 2007.

O vice-primeiro-ministro russo, Igor Chouvalov, afirmou na sexta-feira que a Rússia precisava de “cidades reservas”, o que significa um plano B para a Copa do Mundo, durante a visita ao estádio de Saransk, menor cidade das que sediaram jogos do torneio mundial.

“Os problemas mais importantes estavam em Samara e Kaliningrado, mas foram resolvidos”, declarou, citado pela agência TASS.

Por muito tempo considerada a obra mais complicada, o estádio de Kaliningrado, 1.235 km ao sudoeste de Moscou, parece ter se recuperado dos atrasos.

A obra sofreu com uma greve de operários e com a ameaça do arquiteto de abandonar o projeto devido a um conflito econômico.

No fim, um acordo foi selado com o aumento no orçamento do estádio em 68,7 milhões de euros.

tbm/nm/pm/mcd/am