Nesta quarta-feira (24), São Paulo e Flamengo entram em campo às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, para disputar a partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor Paulista vai em busca de seu primeiro título na competição, enquanto o Rubro-Negro segue perseguindo seu quarto troféu no torneio.


+ Preço médio da gasolina chega a R$ 5,72 e deve baixar mais
+ Avaliação: sem motor turbo, novo Honda HR-V 1.5 se sai melhor na cidade que na estrada

Ao longo da história, São Paulo e Flamengo já se enfrentaram 141 vezes. O retrospecto é positivo para o Tricolor Paulista, que conta com 56 vitórias diante de 45 triunfos do Mais Querido. As equipes também somam 40 empates.

Apesar da vantagem nos confrontos ao longo da história, o São Paulo também é soberano em eliminatórias? O Flamengo, por sua vez, consegue se sobressair ao Tricolor em jogos de mata-mata?

Confira o raio-x entre os clubes

O duelo desta noite marca a sétima decisão em confronto eliminatório entre as equipes. Anteriormente, São Paulo e Flamengo já se enfrentaram seis vezes, tendo cada um três classificações em mata-mata.

O Tricolor levou a melhor nas quartas de final da Libertadores de 1993. Na ocasião, a equipe, hoje comandada por Rogério Ceni, se classificou após empatar em 1 a 1 no Maracanã na ida e vencer por 2 a 0 no Morumbi na volta. Na Supercopa daquele mesmo ano, o time paulista voltou a derrotar o Rubro-Negro em eliminatórias, logo na final do torneio. O título veio após dois empates em 2 a 2, com o São Paulo superando o Flamengo nos pênaltis por 5 a 3.

Após as conquistas ao longo dos anos 90 e 2000, o São Paulo só voltou a eliminar o Flamengo em 2020. Na ocasião, as equipes se enfrentaram pela primeira vez em uma eliminatória de Copa do Brasil. No duelo válido pelas quartas de final, os paulistas levaram a melhor, já que venceram os dois jogos (2 a 1 e 3 a 0).

E o Flamengo? Quando a equipe carioca conseguiu bater o Tricolor Paulista e eliminá-los de algum torneio mata-mata?

Depois das derrotas em 1993, o Rubro-Negro começou a se recuperar no confronto. Na final da extinta Copa Ouro Conmebol de 1996, o Flamengo bateu o São Paulo por 3 a 1 e levantou o caneco da competição.

No ano seguinte ao título da Copa Ouro, o Rubro-Negro voltou a derrotar o Tricolor. Desta vez, o Flamengo superou seu adversário de hoje na semifinal da Copa Rio-São Paulo, vencendo as duas partidas (1 a 0 e 3 a 1).

A última vitória do Rubro-Negro em eliminatórias aconteceu em 2001. Na época, o Flamengo conquistou o título da Copa dos Campeões ao bater o São Paulo por um placar agregado de 7 a 6, sendo 5 a 3 no primeiro jogo e 3 a 2 no segundo duelo.

Nesta quarta-feira (24), as equipes voltam a se enfrentar, escrevendo mais um capítulo para esta grande história. Quem vai levar a melhor, torcedor? São Paulo ou Flamengo?