São Paulo volta ao MorumBis em busca de reabilitação em meio à crise política

Última partida do Tricolor em seu estádio foi em 25 de outubro

Rubens Chiri / São Paulo FC
São Paulo retorna ao MorumBis nesta quinta-feira, 15 de janeiro Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Depois de três meses longe de casa, o São Paulo está de volta ao MorumBis. O time do técnico Hernán Crespo encara o São Bernardo, nesta quinta-feira, às 21h45, em partida válida pela segunda rodada do Paulistão. Depois de estrear com uma derrota acachapante, por 3 a 0, diante do Mirassol, a equipe tricolor busca uma reabilitação ao mesmo tempo em que tenta amenizar a crise que atinge o clube em diferentes níveis.

Nesta sexta-feira, 16, o Conselho Deliberativo vota o impeachment de Julio Casares. O presidente é investigado pela Polícia Civil em um suposto esquema de desvio de verbas do São Paulo – ele nega e garante que irá provar sua inocência. O caos administrativo causado pelo escândalo, somado a outros problemas, como a dívida de quase R$ 1 bi, refletiu em campo no primeiro desafio da temporada. “Esse ano vai ser mais difícil”, comentou o meia-atacante Luciano após o revés para o Mirassol.

O São Paulo se apoia no fator casa para vencer a primeira partida na temporada. A última vez em que o time de Crespo jogou no MorumBis foi em 25 de outubro, quando derrotou o Bahia, por 2 a 0, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão. Depois disso, o estádio foi cedido para shows internacionais e o tricolor paulista mandou seus jogos na Vila Belmiro, em Santos. Foram 2 vitórias, 1 derrota e 1 empate atuando na casa do rival.

O novo formato do Paulistão, com somente oito partidas na fase de pontos corridos, exige atenção das equipes que almejam a classificação às quartas de final. O São Paulo é momentaneamente o lanterna e, após o duelo com o São Bernardo, vai disputar o clássico com o Corinthians, no domingo, na Neo Química Arena. Oito das 16 equipes avançam ao mata-mata. As duas piores são rebaixadas à segunda divisão.

Crespo ainda não terá o time completo para o jogo contra o São Bernardo. Expulso contra o Mirassol, o lateral-direito Maik cumpre suspensão. O volante Luan e o lateral-esquerdo Enzo Díaz avançaram na recuperação, mas ainda são dúvida. Existe a expectativa de que o centroavante Jonathan Calleri, que não joga desde abril por causa de grave lesão no joelho, volte à ficar à disposição. Ryan Francisco e André Silva fazem trabalho à parte e ainda não têm condições de jogo.

O São Bernardo chega ao MorumBis com o moral elevado depois da estreia com goleada sobre o Capivariano, por 4 a 0, em jogo no ABC paulista. A equipe do técnico Ricardo Catalá, que está no cargo desde abril de 2024, quer surpreender os donos da casa para manter a ponta e se aproximar da classificação. No ano passado, a equipe fez a segunda melhor campanha da primeira fase, ficando atrás apenas do Corinthians, que viria a se sagrar campeão.

As equipes se enfrentaram apenas oito vezes na história. São 5 vitórias do São Paulo, 2 do São Bernardo e 1 empate. Em 2025, o tricolor paulista levou a melhor ao vencer fora de casa por 3 a 1. No duelo mais recente entre os times no MorumBis, em 2023, a equipe do ABC venceu por 1 a 0.

Prováveis escalações:

São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares, Pablo Maia, Danielzinho, Marcos Antônio e Wendell (Nicolas); Ferreira (Tapia) e Luciano. Técnico: Hernán Crespo.

São Bernardo: Alex Alves; Hugo Sanches, Hélder, Wellington Manzoli e Pará; Foguinho, Romisson e João Paulo; Echaporã, Felipe Garcia e Victor Andrade (Pedrinho). Técnico: Ricardo Catalá.

Onde assistir?

A partida entre São Paulo e São Bernardo, válida pela 2ª rodada do Paulistão, será transmitida pela TNT e HBO Max.