Semifinalista da Copa Libertadores, o São Paulo precisa, ao mesmo tempo, “esquecer” e se inspirar no torneio para o jogo contra Internacional, neste domingo, às 16 horas, no estádio do Morumbi, na capital paulista, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor segura a ansiedade de ter ainda mais de 40 dias até iniciar a disputa por vaga na decisão, enquanto vai tentar mostrar no torneio nacional a mesma determinação demonstrada no sul-americano.

A situação paradoxal forçou o elenco a mudar o foco rapidamente nos últimos dias. A euforia pela classificação contra o Atlético Mineiro, na última quarta-feira, deu lugar à preparação para que no primeiro jogo em casa pelo Brasileirão o time não vacile. “É importante focar no Brasileiro, principalmente no começo. É fundamental ir bem e conseguir ganhar uma ‘gordura’, somar pontos”, disse o volante e capitão Hudson.

Apesar da Libertadores ser prioridade máxima no clube, até o começo da semifinal contra o Atlético Nacional, da Colômbia, em 6 de julho, o Brasileirão já estará na 13.ª rodada, o que equivale a praticamente um terço da competição. Perder pontos até lá será um desperdício, principalmente porque o São Paulo começou de forma positiva ao ganhar com os reservas do Botafogo, em Volta Redonda (RJ), por 1 a 0.

O intuito do elenco é manter a sequência de bons resultados e o ânimo gerado pela Libertadores. “O espírito da Libertadores contagiou o grupo, que passou a ter mais confiança. O grupo não pode se acomodar”, afirmou o lateral-direito Bruno. O ambiente positivo coincide com a estreia da nova camisa do clube. O uniforme tem detalhes que fazem referência aos desenhos do contorno do gramado do Morumbi e será apresentado à torcida neste domingo.

O estádio receberá a partida com uma restrição na capacidade, por determinação da Polícia Militar. Os torcedores não poderão ocupar os assentos do setor térreo – apenas os camarotes estão liberados. As medidas foram tomadas por segurança depois de um guarda-corpo ceder e 16 torcedores ficarem feridos ao caírem no fosso do estádio no último dia 11.

A equipe deve jogar com uma formação modificada. O lateral-esquerdo Mena vai se apresentar à seleção chilena e será um desfalque. Lesionados, o meia Michel Bastos e o volante Thiago Mendes são dúvidas. O técnico argentino Edgardo Bauza definiu a escalação em treino fechado neste sábado no CT da Barra Funda. Nas primeiras rodadas do Brasileirão, o treinador deve dar chances para os garotos das categorias de base, como já fez na primeira rodada, quando cinco atletas foram relacionados pela primeira vez.