Os amantes da gastronomia têm um evento para os próximos dias. O 2º Mundial do Queijo do Brasil transformará São Paulo na capital do setor queijeiro entre os dias 15 e 18 de setembro. A segunda edição do festival acontecerá no Teatro B32, com direito a cobertura televisiva. O canal Sabor & Arte exibirá toda a programação do prêmio, o mais importante entre produtores artesanais e industriais.

Chancelado pela Guilde Internationale des Fromagers, o encontro mundial seleciona os melhores produtos a partir de uma comitiva de jurados brasileiros e estrangeiros. Os queijos brasileiros – um nicho potente que movimenta a economia – já conquistaram medalhas de ouro em concursos internacionais como Mondial du Fromage, em Tours, na França, e o World Cheese Awards, em Oviedo, Espanha.

A primeira edição no Brasil aconteceu em 2019, em Araxá, Minas Gerais. Neste ano, em São Paulo, a premiação terá, entre competições e degustações, áreas de cursos, fóruns e rodadas de negócios para os profissionais. Os três concursos do ano são: 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos: a estimativa é receber 1200 amostras na disputa; 1º Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil: voltado para produtores; e 1º Concurso de Melhor Queijista do Brasil: voltado para comerciantes, chefs e profissionais da cadeia do queijo artesanal ou industrial.

O Sabor & Arte exibirá os destaques do festival aos seus assinantes. Pois, sim, há um público sedento por novidades. “Levaremos informação e entretenimento de alto nível sobre o universo do queijo e a gastronomia em sua essência. Com a parceria no Mundial de Queijo, iremos mostrar curiosidades, lifestyle, histórias, jornalismo gastronômico e as experiências do evento direto para a tela do canal”, adianta Fabio Moraes, diretor executivo do canal.

Para quem quiser dar um pulo por lá, o 2º Mundial do Queijo do Brasil tem ampla programação para o grande público. Uma feira de queijos, bebidas e alimentos será montada em frente ao teatro, na Praça da Baleia, com acesso gratuito. Serão mais de 100 produtores de todo o Brasil com itens direto da fazenda. Uma boa pedida para os saudosos de eventos gastronômicos – setor abalado no período da pandemia.