São Paulo vai em busca de virada contra Atlético-NG para seguir vivo na Copa do Brasil

O São Paulo visita o Atlético-MG, nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Após a derrota por 1 a 0 no MorumBis, o time precisa da virada na Arena MRV para manter-se vivo.

Apesar da pausa para a Data Fifa, os dois times tiveram jogadores cedidos a seleções que retornam com pouco tempo para a partida. Do lado são-paulino, Lucas Moura (Brasil) e Bobadilla (Paraguai) retornaram na quarta-feira, após o confronto entre as duas seleções. Ferraresi (Venezuela) volta só na quinta e ainda há dúvida sobre se ele será relacionado. Caso seja, deve iniciar a partida no banco de reservas.

Bobadilla sentiu dores na panturrilha no jogo do Paraguai contra o Uruguai. Entretanto, ele foi escalado como titular diante do Brasil e não deve ter problemas ao ser escolhido entre os 11 iniciais de Luís Zubeldía. A mesma situação se aplica a Lucas, que jogou apenas 23 minutos somando as duas entradas no time brasileiro.

Já no lado atleticano, o time espera os retornos de Junior Alonso (Paraguai), Guilherme Arana (Brasil), Alan Franco (Equador) e Eduardo Vargas (Chile). Diferente do caso do São Paulo, todos chegaram a Belo Horizonte na quarta-feira. Os dois desfalques de Milito ficam por conta de Alisson Santana e Zaracho. Sem novidades, portanto.

Na partida de ida, os dois times anularam-se durante o primeiro tempo, mas a equipe comandada por Max Cubreras, auxiliar de Luís Zubeldía, teve vantagem no segundo tempo. Com estratégia de não fazer alterações até os 44 minutos do segundo tempo, o São Paulo pressionou, mas cedeu uma chance ao Atlético-MG nos minutos finais. Os atleticanos aproveitaram a rara oportunidade para criar a vantagem, com gol de cabeça do zagueiro Battaglia.

O time escalado por Zubeldía deve ser aquele considerado titular, com ausência de Alisson, fora da temporada após cirurguia, e Ferreirinha, que se recupera de uma lesão muscular. Para o jogo desta quinta-feira, o volante Santiago Longo, recém-contratado do Belgrano, não estará disponível. Ele foi apresentado nesta semana e já está regularizado na CBF, mas não pode ser inscrito no decorrer de uma fase da Copa do Brasil. A mesma regra impede que o Atlético-MG escale Deyverson e Fausto Vera.

O histórico joga a favor dos mineiros. São 15 jogos sem perder como mandante na Copa do Brasil. São doze vitórias e dois empates. A última derrota foi contra o Figueirense, em 2018, por 2 a 1. Mesmo assim, o Atlético-MG avançou nos pênaltis naquela ocasião.

Outra força atleticana é o atacante Hulk. Ele voltou de lesão justamente no jogo de ida e foi um dos destaques do time, que pouco criou no MorumBis. O jogador nunca perdeu em duelos contra o São Paulo. Em sete encontros, foram cinco vitórias e dois empates.

Uma preocupação para o jogo foi sobre o gramado da Arena MRV. Um processo de melhoria da grama do estádio durou quase um mês, desde a partida contra o San Lorenzo, dia 20 de agosto. “Trabalhamos, nesse período, com trocas localizadas do gramado em pontos onde nosso replantio deixou a desejar”, explica o diretor de engenharia do Atlético-MG, Carlos Antônio Pinheiro. Também foram feitas operações para melhorar o nivelamento do piso.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X SÃO PAULO

ATLÉTICO-MG – Everson; Saravia, Battaglia e Junior Alonso; Arana, Otávio, Alan Franco, Bernard e Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.

SÃO PAULO – Rafael, Rafinha, Arboleda, Sabino e Wellington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato. Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Luís Zubeldía.

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

HORÁRIO – 21h45.

LOCAL – Arena MRV, em Belo Horizonte.