A cidade de São Paulo tem 127.380 endereços sem luz na tarde desta sexta-feira, 24, em razão das fortes chuvas que afetam a capital paulista.
O número foi atualizado às 17h30 pela Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na cidade, e representa 2,29% do contingente atendido. A falta de luz é um problema persistente em dias chuvosos na capital, e chegou a afetar 2 milhões de endereços em outubro de 2024.
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo para chuvas, raios e ventos no município.
Pela primeira vez, os paulistanos receberam o aviso em uma notificação enviada a seus celulares, que são identificados por meio de um rastreamento de geolocalização autorizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura informou estado de atenção para alagamentos.
Segundo o órgão, parte do teto do Shopping Center Norte desabou na tempestade. Os vídeos abaixo mostram essa ocorrência e outros registros de cheias, produzidos em diversos pontos da cidade:
Shopping Center Norte, na Zona Norte de SP…
… chuva na capital foi algo como há tempo não via. pic.twitter.com/Z0gZJZQz8O
— Vessoni (@Vessoni) January 24, 2025
São Paulo enfrenta fortes chuvas na tarde desta sexta-feira, 24. A Defesa Civil emitiu um ‘alerta severo’, enviado aos celulares de moradores da cidade.
O vídeo abaixo foi registrado na avenida Engenheiro Caetano Álvares, no bairro de Santana. https://t.co/VGbK8l5OZX pic.twitter.com/5Wwr2B7bYU
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) January 24, 2025
Estação Jardim São Paulo do Metro 😯pic.twitter.com/jeDkD2V7uo
— Diário da CPTM (@DiariodaCPTM) January 24, 2025
Estação Armênia, linha 1 azul do Metrô alagada. pic.twitter.com/PJxoAlp0PY
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) January 24, 2025
O que fazer
Os órgãos municipal e estadual indicam que, nessa situação, os paulistanos procurem abrigo imediato se estiverem na rua ou em locais abertos, mantenham-se distantes de árvores, postes, antenas e caixas d’água e evitem deslocamentos pelas áreas de chuva.
No caso da rede elétrica, a Enel recomendou que os clientes retirem seus equipamentos da tomada, evitem áreas arborizadas — onde há risco de quedas de árvores e raios — e não se aproximem de cabos partidos.