São Paulo tem mais de 100 mortes causadas pela dengue em 2025

Agustin Marcarian/Reuters
Um mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue Foto: Agustin Marcarian/Reuters

O estado de São Paulo registrou 104 mortes causadas pela dengue desde o início de 2025, conforme atualização desta terça-feira, 18, do painel de arboviroses do governo estadual.

Em 49 dias, são 117.502 casos confirmados de infecção pela doença outros 81.745 em investigação em território paulista. Além dos 104 óbitos confirmados, há outros 226 em investigação por suspeita de terem a dengue como causa.

A cidade de São José do Rio Preto, onde houve maior número de mortes, registrou 35 — com 35.347 casos confirmados. O nível de letalidade é de 0,09 por infecção, de acordo com os dados do painel, mas se eleva a 25,10 para casos graves da doença.

+Sensação térmica: entenda por que sentimos mais calor do que mostram os termômetros

A dengue é um problema nacional da gestão da saúde. Até 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos da doença em 2025 no Brasil.

Diante dos baixos índices de vacinação, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo dos imunizantes, que agora devem contemplar pessoas dos 6 aos 16 anos de idade. Em 2024, apenas 3,8 milhões das 6,5 milhões de doses disponibilizadas pela pasta foram aplicadas no país.

Entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Fiocruz projetaram um surto sem precedentes da doença em território nacional durante 2024, mas a conduta do governo Lula (PT) foi considerada inefetiva para contê-lo.