A previsão do tempo mostra que, em São Paulo, esta segunda-feira, dia 3, começa com céu nublado e temperatura em torno de 19 °C nas primeiras horas, com gradativa elevação até máximas próximas de 24 °C à tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta amarelo de tempestade em vigor para o município, com possibilidade de chuva intensa (20-30 mm/h ou até 50 mm/dia), ventos de 40-60 km/h e até queda de granizo. Há risco de alagamentos, queda de galhos e interrupção pontual de energia — recomenda-se cautela, principalmente à tarde.
No Norte do Brasil, instabilidades devem se concentrar em parte do Amazonas, Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará, com acumulados elevados de chuva em alguns locais (podendo superar 100 mm em áreas específicas). Em contrapartida, no Amapá, Tocantins e regiões norte e leste do Pará, o acumulado será menor, abaixo de 10 mm. A umidade relativa permanece alta em grande parte da região.
No Nordeste, o cenário é de chuvas isoladas, sobretudo no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, e pancadas eventuais no centro-norte do Maranhão. Nos estados mais secos da região, espera-se umidade relativa baixa, chegando a valores inferiores a 30 % em algumas áreas, como oeste da Bahia.
A região Centro-Oeste segue com chuvas menos intensas de modo generalizado, com tendência de precipitação irregular. As temperaturas médias estão acima da normal, o que pode intensificar a sensação de calor, especialmente durante a tarde.
No Sul, o início da semana traz potencial para avanço de frentes frias e instabilidades, com expectativa de chuva mais expressiva, especialmente no Paraná, onde acumulados podem ultrapassar 150 mm em episódios localizados. Nesta segunda-feira, a umidade relativa pode ficar entre baixas e médias para o período da tarde nas áreas mais interiores.