A terça-feira, dia 18, terá céu carregado e chuva frequente em São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital paulista terá mínima de 17°C e máxima de 26°C, com muitas nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas desde a manhã. Os ventos sopram fracos a moderados, com rajadas à noite, o que aumenta o risco de ocorrências como quedas de galhos e alagamentos em pontos isolados.
+ Leia todas as notícias de IstoÉ
No resto do Sudeste, o padrão é de instabilidade generalizada. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória têm previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo de todo o dia. As temperaturas variam entre 16°C e 31°C. Regiões como o Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Metropolitana de BH, Sul e Jequitinhonha estão incluídas no alerta para chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo, com risco moderado a alto de cortes de energia, queda de árvores e alagamentos.
O calor permanece intenso na região Norte, mas a instabilidade ganha força. Em cidades como Manaus, Belém, Macapá, Porto Velho, Rio Branco e Boa Vista, a previsão indica muitas nuvens, chuva frequente e trovoadas isoladas ao longo do dia, com máximas entre 32°C e 36°C. Os maiores volumes e ventos mais fortes devem se concentrar no Centro e Sul do Amazonas, Norte do Mato Grosso e Sudoeste do Pará, onde há alerta para chuva entre 20 e 50 mm/dia e rajadas de 40 a 60 km/h — e em algumas áreas até 100 km/h. Regiões como Madeira-Guaporé, Vale do Juruá e Norte Amazonense também estão sob risco de alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.
O Nordeste terá tempo variado, com predomínio de calor e umidade elevada, mas chuva localizada em algumas áreas. Capitais como São Luís, Teresina e Aracaju registram céu com muitas nuvens e possibilidade de pancadas isoladas, enquanto Maceió, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Natal e Salvador intercalam momentos de nebulosidade com períodos de poucas nuvens. As temperaturas variam entre mínimas de 22°C a 25°C e máximas de até 39°C em Teresina. Áreas do Extremo Oeste Baiano, Sul do Maranhão e Noroeste da Bahia estão sob aviso de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos, com risco baixo, mas existente, de queda de galhos e alagamentos.
Leia também:
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
O Centro-Oeste também terá um dia instável, com chuva distribuída e risco de tempestades. Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá registram muitas nuvens ao longo do dia, com pancadas de chuva e trovoadas, algumas fortes no período da tarde. As temperaturas ficam entre 16°C e 33°C, variando conforme a cidade. Áreas do Norte e Nordeste de Mato Grosso, Centro Goiano, Leste Goiano e Centro-Sul de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuva de 30 a 60 mm/h e rajadas que podem superar 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo e risco de danos à rede elétrica e vegetação.
No Sul, o dia será de temperaturas mais baixas e tempo instável, principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Curitiba enfrenta mínima de 14°C e máxima de apenas 18°C, com chuva desde cedo e possibilidade de granizo à tarde. Florianópolis também terá instabilidade ao longo de todo o dia, com máximas de 20°C. Em Porto Alegre, o tempo segue mais ameno e com menos chuva: manhã de poucas nuvens e aumento da nebulosidade à tarde, com máxima de 28°C. As áreas do Oeste e Norte de Santa Catarina, além de regiões do Paraná, estão sob aviso de chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo.