São Paulo e Rio enfrentam onda de calor nesta semana, mas chuvas podem amenizar

Capital fluminense tem alerta máximo do Inmet, com temperaturas que podem atingir 40ºC; São Paulo pode chegar a 36ºC neste domingo

Paulo Pinto/Agencia Brasil
Pessoas na rua durante forte onda de calor Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Rio de Janeiro e São Paulo devem enfrentar dias de calor intenso até meados da próxima semana, com temperaturas que beiram os 40ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fervor deve acontecer até quarta-feira, 14, mas com chances de chuva a partir de segunda-feira, 12, o que pode amenizar a crise.

No Rio, os termômetros devem se aproximar dos 40°C. O Inmet indica que a capital fluminense deve ter máxima de 39 °C tanto no domingo quanto na segunda-feira. Na sequência, o calor permanece elevado, com temperaturas em torno de 37 °C. No sábado, o sistema de alerta da Prefeitura do Rio registrou máxima de 38,9 °C.

Em São Paulo, o calor enfraquece a partir de segunda-feira. No domingo, a previsão é de máxima de 36 °C, enquanto a partir de segunda os termômetros caem para 31ºC. Ainda neste domingo, a capital paulista pode registrar a tarde mais quente do ano.

A chegada de áreas de instabilidade deve trazer chuvas para as duas cidades a partir de 12 de janeiro, sobretudo entre a tarde e a noite, contribuindo para reduzir a sensação térmica.