SÃO PAULO, 27 JUN (ANSA) – São Paulo receberá a “Settimana della Pizza”, um evento no qual o público poderá saborear o alimento feito com ingredientes italianos, entre os próximos dias 8 e 14 de julho.   

A iniciativa, organizada por ocasião do “Dia Nacional da Pizza”, celebrado anualmente em 10 de julho, contará com uma programação de receitas exclusivas de um dos pratos mais típicos da Itália.   

Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de cobertura vão representar 20 regiões italianas, promovendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em outros dois fora da capital – Indaiatuba e Sorocaba. O grupo de participantes também contará com a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, que representará o estilo paulistano de pizza.   

Todas as pizzas elaboradas para o evento serão produzidas com farinha e tomates pelados 100% italianos. Além dos pratos ligados a uma das regiões do “Belpaese” e à capital paulista, a “regionale”, cada endereço terá em seu menu a pizza “tradizionale”, representada pela margherita.   

Entre as pizzarias participantes estão Qui o Qua (Abruzzo); Foglia Forneria (Basilicata); Rural Pizzeria Napoletana (Calábria); Soffio Pizzeria (Campânia); Bráz Pizzaria (Emilia-Romagna); Veridiana Pizzaria (Friuli-Venezia Giulia); A Pizza da Mooca (Lazio); Napoli Centrale (Ligúria); Maremonti – unidade campo belo – (Lombardia); Sabella Antica Rosticceria (Marcas); Farmo Forneria Boutique (Molise); It Pizza (Piemonte); Gattofiga Pizza Bar (Puglia); Ombra (Sardenha); Galpão da Pizza (Sicília); Temperani Cucina (Toscana); La Braciera (Trentino-Alto Ádige); Diavola Pizzeria Italiana (Úmbria); Villa Napoli (Valle d’Aosta); e Brace di Napoli (Vêneto).   

O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana – confirmada para o final de outubro.   

A própria Italcam, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit).   

A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).   

Campanha Meu Tomatì – A programação também reforçará a importância de um bom molho de tomate na produção da pizza. Para isso, o projeto europeu “Meu Tomatì – Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade”, coordenado no Brasil pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), marcará presença nesta edição em duas pizzarias: La Braciera e Castelões.   

Durante uma semana, os paulistanos poderão provar um molho feito com os tomates industrializados “Meu Tomatì”, que chegam ao país com as mesmas condições nutricionais e sensoriais do fruto fresco, recém-colhido, pois não contêm conservantes, nas duas pizzarias participantes.   

A campanha Meu Tomatì está em seu segundo ano de divulgação no Brasil e acontece simultaneamente em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.   

O projeto conta com apoio da União Europeia no âmbito do programa AGRIP-SIMPLE , sendo promovido pela OI Pomodoro Industria Centro Sud. A coordenação no país é da Italcam, em parceria com as demais Câmaras Italianas das cidades mencionadas. (ANSA).