São Paulo tem quarta-feira com muitas nuvens e chuva isolada; veja previsão completa

Nuvens carregadas também predominam no Norte, Centro-Oeste, Sul e parte do Nordeste

Fernando Frazão/Agência Brasil
Existe risco para alagamentos Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A capital paulista passa esta quarta-feira, dia 26, sob forte influência da nebulosidade, com previsão de muitas nuvens e chuva isolada manhã, tarde e noite, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas variam entre 14°C e 25°C, com ventos fracos a moderados de quadrante sul e sudeste. Apesar da instabilidade, o risco associado aumenta especialmente por conta dos alertas que abrangem a Região Metropolitana de São Paulo, que pode registrar chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.

Em Belo Horizonte, a mínima chega a 15°C e a máxima a 29°C, com pancadas de chuva pela manhã. Rio de Janeiro, Vitória e áreas do interior mineiro também registram chuva isolada. O mapa de alertas do Inmet abrange praticamente toda a região, indicando chuva entre 20 e 60 mm/h, ventos fortes e possibilidade de granizo em zonas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Norte do país segue sob forte instabilidade. Capitais como Manaus, Porto Velho e Rio Branco têm previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo de todo o dia, com umidade chegando a 95% e temperaturas máximas entre 30°C e 33°C. Regiões do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Roraima estão sob alertas para chuva intensa — em alguns trechos, entre 50 e 100 mm/dia — e ventos que podem alcançar 100 km/h, aumentando o risco de alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.

O Nordeste apresenta condições variadas, mas também marcado pela nebulosidade. Em cidades litorâneas como Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Aracaju, a quarta-feira terá muitas nuvens e chuva isolada, com temperaturas máximas entre 31°C e 33°C. No interior da região, especialmente no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, vigora alerta para baixa umidade, que pode chegar a 20%, exigindo cuidados com hidratação e exposição ao sol. Em áreas do Maranhão e do Piauí, há também risco de chuva forte com ventos intensos.

O Centro-Oeste enfrenta um dia de instabilidade, principalmente entre Goiás, Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul. Em Brasília, o tempo permanece fechado, com pancadas de chuva e trovoadas desde a manhã e máximas de 26°C. Cuiabá e Goiânia também registram pancadas de chuva ao longo do dia, com temperaturas elevadas — chegando a 35°C em Mato Grosso. O Inmet mantém alertas para chuva forte, possibilidade de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h em amplas áreas da região.

O Sul segue com tempo fechado e temperaturas mais baixas. Curitiba tem máxima de apenas 22°C, com muitas nuvens e ventos com rajadas ao longo do dia. Florianópolis registra chuva isolada desde a manhã, com máxima de 23°C. Já Porto Alegre deve ter muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, com máximas de 27°C. A região também está sob aviso de chuva moderada e ventos entre 40 e 60 km/h, especialmente no Paraná e norte de Santa Catarina.