Derrotado por 3 a 1 em clássico com o Corinthians, na quinta-feira, o São Paulo caminha destroçado para um fim de temporada desanimador, mas ainda há chances de obter o mínimo alívio no Brasileirão. Apesar de viver uma série de frustrações, do revés para o rival à lotação do departamento médico, o time ainda sonha com vaga na Libertadores, por isso é essencial uma vitória sobre o Juventude, em mais uma partida com mando tricolor na Vila Belmiro, pela 35ª rodada, às 16 horas deste domingo.
Dessa vez, o motivo para não jogar no MorumBis é que o estádio vai receber show da banda britânica Oasis. Será a terceira vez no ano que os são-paulinos jogam na Vila Belmiro, onde empataram por 2 a 2 com o Flamengo e perderam por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino. Neste final de semana, tem a última chance de vencer uma partida em Santos, já que volta para casa no último jogo como mandante da temporada, contra o Internacional, dia 3 de dezembro.
A missão de ir à Libertadores não é fácil. No momento, a zona de classificação vai até a sétima colocação, já que a final entre Palmeiras e Flamengo na final da atual edição do torneio continental abriu uma nova vaga. Há ainda a possibilidade de que seja aberta mais uma, caso o título da Copa do Brasil fique com o Cruzeiro, atual terceiro colocado, com 65, e já classificado. Se o Fluminense, atual sexto colocado, com 54 pontos, se manter no G-7, e for campeão do torneio nacional, também se cria a oitava vaga.
Em nono lugar, o São Paulo tem 45 pontos, empatado com Corinthians e Red Bull Bragantino. Está na frente dos corintianos por ter menos cartões vermelhos e atrás do time do interior por ter uma vitória a menos. “Tem um campeonato à parte agora, disputando com Bragantino e Corinthians para chegar em oitavo e depois torcer por outros resultados para chegar na pré-Libertadores”, afirmou o técnico Hernán Crespo.
A distância para o sétimo colocado Bahia é de oito pontos, por isso a chance de chegar ao G-7 é pequena e a esperança de transformação em G-8 é alta. Além da torcida por resultados de outros times, a luta terá de ser concluída com um elenco esfacelado.
O departamento médico, que já tinha 12 jogadores em recuperação, inclusive os astros Lucas e Oscar, ganhou também a presença de Rafael Toloi. Após deixar a Neo Química Arena com dores no quadril, o zagueiro foi submetido a exame de ressonância magnética que detectou uma pequena lesão muscular no local. O volante Alisson, suspenso pelo terceiro amarelo, também é desfalque.
Assim como o São Paulo faz contas para tentar chegar à Libertadores de 2026, o Juventude as faz para se livrar do rebaixamento. O time de Caxias do Sul começou a rodada como o vice-lanterna, com 33 pontos, quatro atrás do Santos, primeiro time fora da zona da degola, em 16º lugar. Entre santistas e jaconeros estão o Vitória, em 17º, com 36, e o Fortaleza, em 18º, com 34.
Na quinta-feira, a equipe comandada por Thiago Carpini deu trabalho para o terceiro colocado Cruzeiro, no Alfredo Jaconi, onde o duelo de extremos terminou empatado por 3 a 3. “Se fosse um outro contexto de competição e de tabela, nós estaríamos aqui valorizando o ponto conquistado”, disse Carpini depois do empate.
O treinador não poderá escalar o goleiro Jandrei, que está emprestado ao Juventude pelo São Paulo. Conforme estabelecido pelo contrato de empréstimo, o clube gaúcho tem de pagar uma multa se quiser utilizar o jogador contra a equipe paulista. Também ex-atleta são-paulino, Nenê é outro desfalque jaconero, pois terá de cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo, mesmo motivo da ausência de Alan Ruschel.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X JUVENTUDE
SÃO PAULO – Rafael; Alan Franco, Ferraresi e Sabino; Cédric Soares, Bobadilla, Luiz Gustavo, Pablo Maia e Patryck; Luciano e Ferreirinha. Técnico: Hernán Crespo.
JUVENTUDE – Ruan Carneiro; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcos Paulo (Abner); Igor Formiga, Caíque, Sforza, Jadson e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
ÁRBITRO – Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG).
HORÁRIO – 16 horas.
LOCAL – Vila Belmiro, em Santos (SP).