O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta um cenário de tempo instável em São Paulo para esta sexta-feira, 30, com chuvas intensas ao longo do dia. A capital e várias regiões do estado podem ser atingidas por precipitações volumosas, associadas à formação de um ciclone extratropical no Sudeste que favorece acumulados superiores a 60 mm no litoral e mais de 100 mm em áreas de relevo como a Serra da Mantiqueira. Há ainda possibilidade de tempestades isoladas e até queda de granizo em áreas do interior paulista e municípios vizinhos de Minas Gerais.
+ Leia todas as notícias de IstoÉ
No Norte do Brasil, a instabilidade atmosférica marca a sexta-feira com previsão de chuva em praticamente todos os estados da região. O Inmet indica que o tempo ficará fechado, com pancadas frequentes e volumes significativos ao longo do dia. Áreas como Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Amazonas poderão registrar precipitações fortes, enquanto no Pará e Roraima as pancadas serão mais distribuídas, podendo vir acompanhadas de trovoadas.
Na Região Nordeste, os termômetros seguem em elevação em várias áreas, com temperaturas máximas acima da média em partes do interior e do litoral. Embora o padrão geral seja de tempo mais quente, a instabilidade típica do verão pode trazer chuvas isoladas, especialmente à tarde e à noite, associadas à umidade presente na atmosfera, sem, contudo, previsão de sistemas intensos comparáveis ao Sudeste ou Norte.
O Centro-Oeste também deve sentir os efeitos da atmosfera instável nesta sexta. O Inmet aponta risco de chuvas intensas em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com precipitações fortes e possibilidade de trovoadas, especialmente no norte e no sudoeste desses estados. No Distrito Federal e entorno, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde, típicas do período de verão.
No Sul do país, as condições variam de acordo com a proximidade do litoral. Enquanto o oeste da região deve ter tempo mais seco, uma frente fria e a umidade associada podem resultar em chuva no leste do Paraná e no litoral de Santa Catarina, com acumulados que podem superar 100 mm em 24 horas. O calor predomina em muitas áreas, mas a presença de nuvens e chuvas pontuais deixará o tempo mais variável.