O São Paulo visita o Grêmio, em Porto Alegre, pela 28ª rodada do Brasileirão, nesta quinta-feira, 16, às 19h. O jogo marca o encontro dos times que foram à CBF reclamar sobre erros de arbitragem na última rodada.
Tamanha foi a manifestação são-paulina que a confederação solicitou à Fifa uma mudança no protocolo do VAR, para poder divulgar áudios de lances sem revisão. Tudo isso veio após polêmicas no clássico com o Palmeiras, perdido pelo São Paulo por 3 a 2, de virada.
+ Fluminense busca a recuperação diante do Juventude de olho em vaga no G-6
+ Vitória e Bahia fazem clássico com objetivos diferentes na reta final do Brasileirão
Já o Grêmio apontou 15 situações em que considerou ser prejudicado durante o Brasileirão. O clube pediu pela anulação dos cartões aplicados a Kannemann e Marlon, na derrota para o Red Bull Bragantino, na última rodada. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou, mas o Tribunal ainda não se manifestou. Os dois não foram relacionados.
Também fora da partida está Oscar. O meia vivia a expectativa de voltar a jogar, o que não acontece desde julho. Recuperado de uma fratura em três vértebras lombares, o camisa 8 sofreu uma lesão muscular que o tirou de ação novamente.
“Acredito, sim, que Oscar, como outros atletas que chegaram, são contratações responsáveis”, defendeu o presidente do São Paulo, Julio Casares, em entrevista coletiva. “Quando ele optou pelo São Paulo, era pretendido por dois outros grandes do Brasil. O fato de se contundir é um panorama esportivo e outros também sofrem com essas intercorrências por causa dos vários jogos, dos gramados ruins, sintéticos…”, concluiu.
Pós Data-Fifa
Outro desfalque é Bobadilla. O paraguaio disputou dois amistosos na Data Fifa, contra Japão e Coreia do Sul. Ele retornou da Ásia apenas na terça-feira e deve ser preservado. O período dos jogos de seleções, porém, trouxe o retorno do zagueiro Ferraresi, que estava fora por lesão. Recuperado, ele já atuou pela Venezuela, contra a Argentina.
Na frente, Tapia deve fazer dupla com Luciano. O chileno esteve com a seleção na Data Fifa e participou dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Peru. Ele também marcou duas vezes pelo São Paulo nos últimos dois jogos.
Já Luciano tem outro dado a favor. Ele é um dos líderes da “lei do ex” no futebol brasileiro. O atacante já marcou 11 vezes contra ex-clubes, duas delas contra o Grêmio, adversário desta quinta-feira.
Grêmio e São Paulo têm cinco pontos de diferença entre si na tabela. Os paulistas brigam por uma vaga na Libertadores. A classificação também é pretensão dos gaúchos, embora em cenário mais improvável.
No primeiro turno, no MorumBis, o São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1. André Silva, de pênalti, e Arboleda marcaram para os são-paulinos, virando o placar que havia sido aberto por Aravena.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO PAULO
GRÊMIO – Gabriel Grando; Marcos Rocha, Erick Noriega, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi, Arthur e Edenilson; Alysson, Carlos Vinícius e Amuzu. Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO – Rafael; Ferraresi, Alan Franco e Sabino; Mailton, Alisson, Marcos Antônio, Rodriguinho e Wendell; Luciano e Gonzalo Tapia. Técnico: Hernán Crespo.
ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).
HORÁRIO – 19h (de Brasília).
LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
ONDE ASSISTIR – SporTV e Premiere