São Paulo e Fluminense se encaram no Maracanã, às 20h30 desta quinta-feira, em jogo da 36ª rodada do Brasileirão que pode sacramentar a classificação do time carioca à Libertadores 2026. Os são-paulinos, que reencontram o treinador Luís Zubeldía, têm o mesmo sonho, mas estão mais distantes de alcançá-lo do que o adversário.
Basta um empate para o Fluminense cravar a vaga na fase prévia do torneio continental. Sétimo colocado, com 55 pontos, a equipe de Zubeldía é a primeira acima do clube paulista, que é o oitavo colocado, com 48, e pode chegar no máximo a 57. Se empatar, não passa de 54 se vencer as duas partidas restantes.
Em caso da confirmação da vaga aos cariocas, restará ao São Paulo torcer para que o G-7 vire G-8. Isso só vai acontecer se o título da Copa do Brasil for conquistado pelo próprio time de Laranjeiras ou pelo Cruzeiro.
Destroçado por uma série de lesões, o time do técnico são-paulino Hernán Crespo vai ter o retorno de Rodrigo Tolói, que, diferentemente de companheiros como Lucas e Oscar, teve uma passagem curta pelo departamento médico. O zagueiro sofreu uma lesão muscular no quadril no clássico com o Corinthians e não esteve em campo na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, mas já está novamente à disposição.
Há, contudo, novos desfalques, já que o goleiro Rafael e o zagueiro Sabino estão suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Luciano e Ferreirinha, com trauma na perna direita e edema na coxa esquerda, respectivamente, ampliam a lista de desfalques por razões médicas.
Os jogadores do São Paulo vão reencontrar pela primeira vez o treinador Luis Zubeldía, antecessor de Hernán Crespo no comando técnico do time do Morumbi. Ele foi demitido em junho, após 37 vitórias, 26 empates e 20 derrotas, com 55% de aproveitamento.
Agora, está prestes a levar o Fluminense à pré-Libertadores. No time carioca, tem sete vitórias, três empates e três derrotas em 13 jogos, com 61,5% de aproveitamento.
“Bom, tem mudado um pouco com as trocas que vão acontecendo jogo a jogo, mas o estilo, mais ou menos, ele mantém. É uma forma de jogar que foi sustentada e que o Crespo levou. Vamos ver qual é a melhor maneira de enfrentar o São Paulo”, disse Zubeldía ao projetar o reencontro.
Ele deve ter todo time titular à disposição para o duelo decisivo desta quinta. Lucho Acosta e Thiago Silva, poupados no empate sem gols com o Palmeiras, voltam a campo, assim como Renê, que cumpriu suspensão na rodada anterior.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X SÃO PAULO
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules, Lucho Acosta; Canobbio, Serna e Everaldo. Técnico: Luis Zubeldía.
SÃO PAULO – Young; Ferraresi, Rafael Tolói e Alan Franco; Maik, Pablo Maia, Bobadilla, Marcos Antônio e Patryck (Lucca); Rigoni e Tapia. Técnico: Hernán Crespo.
ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PE).
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ).