Em crise política, São Paulo tenta blindar campo em estreia contra Mirassol

Clube do Morumbi vive crise nos bastidores do clube, mas quer amenizar situação com vitória no começo do Paulistão

São Paulo
São Paulo quer evitar que crise política chegue no campo na estreia do Paulistão Foto: Erico Leonan / São Paulo FC

O São Paulo estreia pelo Campeonato Paulista neste domingo, diante do Mirassol, no Estádio José de Campos Maia, no interior paulista, às 20h30. O desafio será blindar o time da crise vivida nos bastidores do clube, com impeachment de Casares prestes a ser votado e investigações da Polícia Civil.

Já no ano passado, esse trabalho era um esforço do técnico Hernán Crespo. O treinador sempre tentou separar os ofícios da comissão técnica em relação à diretoria.

Outro elemento que é “contínuo” de 2025 são desfalques. Oscar, que avalia aposentadoria após um problema cardíaco, está fora. Lucas Moura, ainda em recuperação do joelho direito, também.

O time terá a estreia de Danielzinho no meio de campo. O jogador começará a passagem pelo São Paulo justamente contra o ex-clube, pelo qual se destacou em 2025.

“O futebol tem essas coisas. Você sai do seu ex-time, e vai estrear contra ele. Mas, eu procuro levar isso de uma forma muito natural. Não tem ansiedade, ou nervosismo, não tem algo a mais contra o Mirassol. A expectativa e a motivação serão as mesmas”, disse em apresentação no CT nesta sexta-feira.

Sem o mesmo status dos nomes que estão indisponíveis, Danielzinho promete entrega. “Passei por muitos momentos difíceis na minha trajetória e entendo que o futebol exige uma humildade enorme para que se consiga alcançar honra dentro dele. Por isso, o que posso oferecer é muito esforço, trabalho e dedicação, também como ser humano. Acredito que posso contribuir tanto com os mais jovens quanto com os mais experientes, e vejo no trabalho diário a melhor forma de dar respostas”, afirmou o jogador de 31 anos.

O Mirassol não perdeu apenas Danielzinho. O clube sensação de 2025 sofreu um desmanche na janela de transferências. As principais baixas, além do meia, são o zagueiro Jemmes (Fluminense) e o meia Gabriel (Sporting Cristal).

Em contrapartida, foram contratados 11 jogadores para o grupo do técnico Rafael Guanaes, que renovou até o fim desta temporada. Um dos líderes do elenco, porém, permaneceu e é velho conhecido dos são-paulinos. O lateral Reinaldo foi o artilheiro do Mirassol em 2025, com 14 gols. Dois deles marcados contra o São Paulo nas vitórias pelo Brasileirão (2 a 0 e 3 a 0).

“É um jogo muito difícil, contra uma grande equipe que é o São Paulo, uma estreia de alto nível. A gente sabe que, em jogos assim, não pode errar, porque qualquer detalhe faz diferença, ainda mais no começo da temporada”, comentou em coletiva nesta semana.

Com a tradicional irreverência, Reinaldo reforçou o compromisso do grupo que ficou no Mirassol. “A preparação está sendo muito boa. Todo mundo voltou conectado. Quem ficou voltou com fome, quem chegou veio com essa ansiedade boa de contribuir e entender o que precisa ser feito. Essa energia renovada é muito importante para tudo o que vai ser exigido em 2026.”

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL X SÃO PAULO

MIRASSOL – Walter; Lucas Ramon, Lucas Oliveira, João Victor e Reinaldo; Yuri Lara, Denilson, Eduardo e Lucas Mugni; André Luis e Nathan Fogaça. Técnico: Rafael Guanaes.

SÃO PAULO – Rafael; Alan Franco, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Marcos Antonio, Danielzinho e Alisson; Ferreirinha, Tapia e Luciano. Técnico: Hernán Crespo.

ÁRBITRO – Matheus Candançan (SP).

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).