O governo de São Paulo é o décimo-primeiro do País a emitir o novo modelo da carteira de identidade (RG). A partir de agora, o novo RG incluirá registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Poderão constar ainda na nova cédula de identidade informações de que o titular do documento é portador de necessidades especiais, códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças) e tipo sanguíneo. A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários. O novo RG passará a ser emitido em São Paulo a partir desta terça-feira 20. De acordo com o decreto federal, os estados têm até março de 2020 para atenderem a determinação.

Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG trará benefícios para a população, como a possibilidade da inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. A emissão dos novos documentos estará disponível em todos os postos do Poupatempo do estado e poderá ser solicitada por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.