São Paulo tem chuva isolada e recebe alerta para granizo; veja a previsão completa

Capitais do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul também registram instabilidade e risco de temporais

Fernando Frazão/Agência Brasil
São Paulo tem possibilidade de queda de granizo Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São Paulo vai amanhecer, nesta quarta-feira, 19, sob muitas nuvens e previsão de pancadas de chuva isoladas, cenário que se mantém ao longo da tarde. A temperatura mínima fica em 12°C, em declínio, enquanto a máxima atinge 26°C. Os ventos variam de fracos a moderados. À noite, o céu segue encoberto, sem previsão de abertura. A região metropolitana está incluída em alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuva de até 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h e risco de granizo, com possibilidade de quedas de árvores, falta de energia e alagamentos.

No restante do Sudeste, o tempo segue instável. Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte têm muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, com possibilidade de trovoadas principalmente à tarde. O Inmet mantém alerta abrangente na região para chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e queda de granizo, com risco de danos à rede elétrica e quedas de árvores.

O dia também será marcado por forte instabilidade na maior parte da região Norte. Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e Porto Velho registram muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas desde a manhã, tendência que se intensifica durante a tarde e segue à noite. As máximas variam entre 33°C e 35°C, com umidade alta. Áreas como Centro Amazonense, Vale do Acre, Madeira-Guaporé e Baixo Amazonas estão sob alertas de chuva forte — podendo chegar a 100 mm/dia — e ventos de até 100 km/h, elevando o risco de alagamentos e queda de energia.

No Nordeste, a quarta-feira terá variação entre sol, muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas dependendo da capital. Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Recife, Salvador, Aracaju, São Luís e Teresina apresentam alternância entre períodos nublados e possibilidade de chuvas localizadas, mais intensas no Maranhão e no Piauí durante tarde e noite. As máximas chegam a 34°C no litoral sul da região. Áreas do Maranhão, Piauí e Bahia estão incluídas em alertas do Inmet para chuva forte, ventos intensos e baixa possibilidade de transtornos, como queda de galhos e descargas elétricas.

A região Centro-Oeste também enfrenta instabilidade em praticamente todas as capitais. Brasília tem manhã nublada e pancadas de chuva com trovoadas isoladas à tarde; Goiânia e Cuiabá registram muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada; e Campo Grande é a exceção, com tempo firme e poucas nuvens ao longo do dia. As temperaturas máximas variam de 29°C (Brasília e Campo Grande) a 34°C (Cuiabá). Alertas de chuva forte e ventos intensos atingem áreas do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com risco de granizo.

O Sul apresenta tempo mais fechado em Curitiba e Florianópolis, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas entre manhã e tarde, com máximas de 24°C. Os ventos permanecem fracos na maior parte do dia, mas podem ficar moderados em Santa Catarina. Já Porto Alegre tem condição oposta: manhã com poucas nuvens, tarde de tempo claro e céu parcialmente limpo à noite, com máxima de 27°C. A região sul do Paraná e parte de Santa Catarina estão sob alerta de ventos entre 40 km/h e 60 km/h.