Esta sexta-feira, dia 28, será marcada por tempo instável em São Paulo, com predomínio de muitas nuvens e registro de chuva isolada pela manhã, pancadas com trovoadas à tarde e céu fechado à noite. As temperaturas variam entre 15°C e 29°C, com tendência de elevação, e a umidade oscila de 90% a 40%. Os ventos sopram fracos a moderados de diferentes direções ao longo do dia.
Além da capital paulista, o Sudeste terá tempo instável em diversos estados. Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte registram muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, por vezes acompanhadas de trovoadas isoladas. As máximas variam entre 29°C e 30°C. Regiões do interior de São Paulo e Minas Gerais estão em alerta para baixa umidade — entre 20% e 30% — enquanto outras áreas do Sudeste enfrentam risco de temporais, com acumulados acima de 50 mm/dia e ventos que podem chegar a 100 km/h.
O Norte do Brasil mantém o padrão típico de muita nebulosidade e chuva frequente. Em Manaus, a manhã começa com chuva isolada, seguida de pancadas e trovoadas à tarde, e novas ocorrências à noite, com temperaturas entre 25°C e 33°C. Em Belém e Macapá, o dia alterna entre muitas nuvens e chuva isolada, com máximas de até 32°C e 33°C. Boa Vista e Porto Velho também registram pancadas e trovoadas no período da tarde e à noite. Diversas áreas do Norte estão sob alerta para chuva forte — entre 30 e 60 mm/h (ou até 100 mm/dia) — e ventos que podem chegar a 100 km/h, aumentando o risco de quedas de galhos, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia.
A região Nordeste apresenta instabilidade em praticamente todas as capitais. Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador registram muitas nuvens e chuva isolada ao longo do dia, com vento moderado pela manhã em várias delas. As temperaturas variam de 22°C a 32°C. Já em Teresina, o forte calor domina, com máxima prevista de 37°C, apesar de chuva isolada à noite. Áreas do Nordeste Paraense, Maranhão, Bahia e Piauí estão incluídas nos alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos, com risco baixo a moderado de transtornos.
O calor e a instabilidade marcam a sexta-feira na região Centro-Oeste. Campo Grande terá máxima de 38°C, com pancadas e trovoadas à tarde, enquanto Cuiabá registra chuva desde a manhã, com máxima de 34°C. Goiânia e Brasília têm muitas nuvens e pancadas isoladas, com umidade elevada, chegando a 100% pela manhã.
O Sul começa o dia com tempo mais aberto em algumas áreas, mas a instabilidade avança rapidamente. Em Curitiba e Florianópolis, o céu começa com poucas nuvens, mas pancadas e trovoadas devem ocorrer à tarde e à noite, com máximas de 28°C. Em Porto Alegre, muitas nuvens predominam desde cedo, com chuva e trovoadas à tarde e novos episódios de chuva à noite, com temperatura máxima de 32°C. Apesar da instabilidade, não há alerta de baixa umidade para a região, mas há possibilidade de vento forte durante tempestades.