Petrolina, em Pernambuco, município localizado a 713,3 km de Recife está entre uma das cidades mais procuradas para apreciar o São João, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário junino do Nordeste. A cidade do Sertão pernambucano se prepara para receber um grande público, entre nativos e turistas, durante os nove dias de festa que acontece entre os dias 16 e 25 de junho. A expectativa é receber mais de 800 mil pessoas neste período. Além disso, a previsão é injetar mais de R$ 275 milhões na economia da cidade.
O São João de Petrolina já se tornou um dos principais eventos juninos de todo o país e tem atraído ano após anos uma multidão de pessoas para a cidade. Para o prefeito Simão Durando, essa edição será histórica e a preparação e expectativa para o São João de 2023 evidenciam a importância da festividade para o país. ” O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. Este ano não será diferente, teremos mais uma festa com destaque nacional, com grandes públicos, uma grade de atrações diversificadas para todos os gostos. A diversidade de estilos musicais será um dos pontos altos da festa, com ritmos que vão desde o tradicional forró até o sertanejo, axé, brega e até mesmo a música eletrônica. Mais de 80 atrações musicais estão confirmadas para se apresentar durante o ciclo junino, teremos grandes nomes da música brasileira. E sim, será um São João histórico assim como tem se realizado nas últimas edições”, destacou Simão.

Simao Durango prefeito de Petrolina
Em pleno sertão pernambucano está Petrolina, banhada pelo rio São Francisco que faz divisa com Juazeiro da Bahia. A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas, na gastronomia encanta o paladar com receitas feitas com bode (ou carneiro), herança da tradição sertaneja. É também um dos maiores polos da fruticultura irrigada no Brasil.
E é nesta cidade encantadora que o São João é considerado um dos melhores do país, com grandes atrações, e assim como em outras regiões atrai muita gente e é referência em destino para aproveitar a festa, assim como o São João de Campina Grande-PB, Caruaru-PB, Mossoró-RN, Aracaju-SE e outros. Os festejos juninos em Petrolina são reconhecidos nacionalmente, e essa expansão oferece uma oportunidade única para reafirmar a importância dessa festa emblemática para o povo nordestino.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Petrolina, Giovanni Costa afirma que quem participar do São João de Petrolina 2023 terá uma experiência única. “Este tem sido o grande foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tornar o “Destino Petrolina” ainda mais atrativo. O aumento da movimentação econômica em aproximadamente R$ 275 milhões de reais, mais de 4% do PIB de Petrolina reflete na consolidação de Petrolina como a terceira maior cidade do Estado, em população e economia. São indicadores importantes para que possamos atrair ainda mais investimentos para nossa cidade. Ano passado fizemos uma grande festa, atraindo milhares de pessoas de todos os lugares do país. Na edição de 2023 não temos dúvidas que será ainda maior com uma grade recheada de atrações para todos os gostos”, disse.

São João de Petrolina 2023 promove uma das maiores festas juninas do país. Foto: Ayrton Latapiat e Deivid Menezes
O palco principal do São João de Petrolina 2023 contará com impressionantes 68 metros de comprimento e 15 metros de altura. Além disso, a estrutura do São João de Petrolina inclui cerca de 300 banheiros químicos, 10 restaurantes, um amplo camarote, 25 bares, oito lanchonetes, portaria, telão de LED, gerador e equipamentos de iluminação e sonorização. desde abril já estão ocorrendo eventos relacionados à celebração junina, como o São João dos bairros, a vaquejada, quadrilhas juninas, concursos e festivais de músicos.
Para acompanhar a grade de programação do São João de Petrolina 2023 acesse o site da Prefeitura de Petrolina: petrolina.pe.gov.br
Jornalista: Daniela Duarte