Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, começa a vacinar com a segunda dose contra a Covid nesta segunda-feira, 21, as crianças de 6 a 11 anos que já haviam tomado a primeira dose no final do ano passado e início de janeiro. A imunização, com a Coronavac, do Instituto Butantan, ocorrerá em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, o segundo maior do estado em termos de arrecadação, depois da Capital. O início desse processo começou na última quinta-feira, 17, quando teve início o agendamento para que os pais possam levar os filhos para concluírem a imunização com as duas doses necessárias. O cadastro é obrigatório no site da prefeitura ou no aplicativo SBC na Palma da Mão.

Para o prefeito Orlando Morando, essa etapa é mais um passo importante no combate à disseminação do vírus em São Bernardo. “Com as crianças completando o ciclo vacinal, o convívio escolar fica mais seguro e o risco de um aluno transportar a Covid-19 para o ambiente familiar e infectar os adultos mais vulneráveis é menor. Consequentemente, as internações tendem a baixar e a rede de Saúde ganha fôlego para o tratamento das demais doenças”, reforçou.

O agendamento para a segunda dose está disponível apenas para as crianças de 6 a 11 anos que foram vacinadas há pelo menos 28 dias com a primeira dose da Coronavac. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, crianças vacinadas com a Pfizer pediátrica devem aguardar 56 dias para receberem a segunda dose. “Os fabricantes preveem intervalos diferentes entre as doses, mas a proteção conferida é bastante semelhante, por isso, o importante é se vacinar”, explicou.

De acordo com Morando, São Bernardo será a primeira cidade da região a vacinar as crianças nas escolas municipais. A Prefeitura se antecipou ao anúncio da estratégia do estado de São Paulo e já enviou os termos de assentimento aos pais, para que seus filhos possam ser imunizados durante o horário das aulas. “Os pais devem enviar o termo de autorização preenchido para a escola, tanto daqueles que irão receber a segunda dose como daqueles que ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19”, completou o prefeito.

Até o final desta semana, a cobertura vacinal da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos São Bernardo é de 70%. Ao todo, 52.059 doses foram aplicadas no grupo desta faixa etária desde o dia 14 de janeiro, quando foi iniciada a campanha de vacinação junto ao público infantil. No público maior de 18 anos, a cobertura vacinal é de 99,7%, considerando apenas a primeira dose ou a dose única, de 95,5% para segunda dose e dose única e de 57% para a dose de reforço. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 95% para primeira dose ou dose única e de 85% para a segunda dose.