O Santos viaja até Salgueiro (PE) para evitar que o difícil momento vivido pelo clube neste início de temporada resulte em uma eliminação precoce na Copa do Brasil. Cinco dias após a demissão do técnico Fábio Carille e vindo de duas derrotas seguidas no Campeonato Paulista, o clube da baixada santista visita o Salgueiro nesta quarta-feira, às 19h, pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo acontecerá no estádio Cornélio de Barros.

Nesta primeira fase, os confrontos são em jogo único e o Santos tem a vantagem de jogar por um empate para avançar à segunda fase. O vencedor do duelo nesta quarta enfrentará o vencedor do jogo entre Fluminense do Piauí e Oeste na segunda fase, na qual não haverá mais a vantagem do empate para nenhuma das equipes. Em caso de empate, o jogo irá para os pênaltis.

De oito jogos no Paulistão, o Santos venceu apenas dois, empatou três e perdeu outros três, o que deixa o clube na vice-liderança do Grupo D, com nove pontos. O Salgueiro vive recuperação no Campeonato Pernambucano e alcançou a terceira colocação, com 10 pontos somados.

O goleiro João Paulo mostrou indignação com o momento do Santos depois da derrota no clássico para o São Paulo no último jogo. “Nós temos que saber a camisa que vestimos e temos que mudar nossa postura o mais rápido possível. Temos que ganhar, se impor dentro de casa. Não podemos aceitar esse tipo de derrota.”

O Santos terá que lidar com alguns desfalques para a partida, começando pela lateral-direita, posição em que tem os desfalques de Auro, que voltou a ter desconforto no púbis, e Madson, que sofreu uma lesão muscular no adutor esquerdo. O técnico interino Marcelo Fernandes deverá escalar o atacante Marcos Guilherme improvisado na posição, repetindo a função que fez na derrota por 3 a 0 para o São Paulo.

Outro problema santista será o atacante Léo Baptistão, que sentiu um desconforto na coxa esquerda durante o treinamento da última segunda-feira e sequer chegou a viajar para Pernambuco com o restante do elenco. O jogador perdeu metade dos jogos do alvinegro praiano por conta de lesões. Felipe Jonatan não viajou e também ficou em Santos. O zagueiro Emiliano Velázquez, que ficou de fora dos últimos três jogos santistas por lesão, viajou com a equipe e pode ganhar oportunidade no time.

No outro lado do confronto, o Salgueiro abriu mão de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro na atual temporada por conta de uma crise financeira. Com um elenco jovem, o clube, que foi campeão pernambucano em 2020, vem de três vitórias consecutivas na atual temporada do Campeonato Estadual. O técnico Sílvio Criciúma afirmou que pretende se aproveitar do momento do Santos para aumentar as chances do time pernambucano seguir no torneio. A expectativa é que o treinador administre a escalação utilizada na vitória do último jogo.

“É uma partida de muita representatividade para o Salgueiro. Vivemos um bom momento, o adversário vive alguma instabilidade de resultados, troca de treinador, e vamos tentar tirar proveito disso. É mais um ingrediente a ser trabalhado durante o jogo, para que ao final dos 95, 98 minutos a gente tenha condições de sair vencedor da partida”, afirmou Criciúma.