O Santos tem mais chances de conseguir uma vaga na Copa Libertadores do que ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente na 12ª colocação, com 46 pontos, a equipe de Fábio Carille tem 0,31% de chance de rebaixamento e 2,6% de chance de Libertadores.

Para escapar do rebaixamento, o Peixe precisa apenas de um empate contra o Flamengo, no Maracanã, nesta segunda-feira. Em caso de derrota, o Peixe ainda se livra se o Cuiabá perder para o Fortaleza na Arena Pantanal. Se o Santos perder do Flamengo e o Cuiabá vencer ou empatar diante do Fortaleza, a definição ficará para o confronto direto na quinta-feira, na Vila Belmiro. Novamente, o Santos precisará de apenas um empate para garantir a permanência.

Caso o Cuiabá vença o Fortaleza nesta segunda, um empate salvaria as duas equipes no confronto de quinta-feira. Caso o Cuiabá empate com o Fortaleza, pode precisar da vitória diante do Santos para escapar do rebaixamento.

Para tentar uma vaga na Taça Libertadores, o time precisaria vencer o Flamengo e o Cuiabá e ainda contar com quatro e cinco possíveis combinações: Fluminense perder para a Chapecoense, América-MG não ganhar do São Paulo, Ceará não ganhar do Palmeiras, Internacional perder para Atlético-GO ou Red Bull Bragantino (ou empatar os dois), Atlético-GO pelo menos empatar com Internacional ou Flamengo.